No 7.º ano de escolaridade aprendemos vários conceitos matemáticos novos: números primos, proporcionalidade directa, referenciais cartesianos, figuras semelhantes, potências de números relativos, critérios de igualdade de triângulos, posição relativa de rectas e planos no espaço, e equações, entre outros assuntos. No 8.º ano que agora inicia, iremos consolidar e aprofundar estes conceitos. No final, seremos verdadeiros pros!
Vamos falar muitas vezes de triângulos. Descobriremos mais critérios de semelhança de triângulos, treinaremos o uso da semelhança de triângulos na resolução de problemas, e aprenderemos uma propriedade muito importante dos triângulos rectângulos: o Teorema de Pitágoras, que nos permite calcular o comprimento de qualquer lado de um triângulo rectângulo a partir dos comprimentos dos outros dois lados.
Também trabalharemos muitas vezes com gráficos de relações entre duas quantidades, tal como fizemos no 7.º ano para as relações de proporcionalidade directa. Introduziremos um novo conceito -- função -- para designar certo tipo de relações entre duas quantidades, e aprenderemos a ver se um gráfico representa uma função ou não. Veremos que as relações de proporcionalidade directa têm um nome -- funções lineares -- e generalizá-las-emos um pouco para obter uma nova classe de funções cujos gráficos são rectas: as funções afins. Este é um tema da maior importância: as funções, e particularmente as funções afins, acompanhar-nos-ão sempre na disciplina de Matemática.
Depois de aprendermos o que são funções, descobriremos que as sequências ("listas" de números, tais como 1, 3, 5, ...) também são funções, e aplicaremos ao seu estudo algumas das novas técnicas.
Como não podia deixar de ser, voltaremos às equações e às expressões com variáveis, e aprenderemos mais sobre elas. Este tema é ainda mais importante do que o das funções. As equações são ferramentas poderosas que nos ajudam a resolver problemas difíceis; há inúmeros casos em que a melhor forma de resolver um problema matemático é traduzi-lo por uma equação e resolver essa equação. Primeiro, iremos treinar a resolução de equações mais complicadas do que as do 7.º ano: com parênteses, com denominadores, e equações onde há mais do que uma incógnita (equações literais). Depois aprenderemos a resolver equações de grau superior ao primeiro, usando um "truque" muito simples mas muito inteligente que é a lei do anulamento do produto. Mas não vale a pena anteciparmos mais agora: vamos guardar as surpresas para mais tarde!
Começa o novo ano com o pé direito! Pensa na Matemática como aquilo que ela sempre foi ao longo dos milénios: uma aliada, uma ferramenta poderosa que permite ao ser humano compreender melhor a Natureza, adaptar-se a ela e adaptá-la a si; um jogo repleto de desafios e infinitas possibilidades; e uma forma de arte.
Não te esqueças de que nunca estarás sozinh@: o teu professor e o teu explicador estarão sempre disponíveis para te ajudar. Mas também não te esqueças de outra coisa igualmente importante: para que eles te possam ajudar, é necessário que tu própri@ os ajudes, estando atent@ nas aulas, tentando resolver os trabalhos para casa, e colocando as tuas dúvidas atempadamente.
Bom trabalho!
A documentação disponível (textos de apoio, exercícios, etc.) pode ser encontrada na sub-página "Recursos".