Volta à página inicial
As personagens são agentes ou intervenientes na ação. Podem ser classificadas quanto ao seu relevo na ação e quanto ao modo como são caracterizadas.
Quanto ao relevo, chama-se personagem principal ou protagonista à personagem em torno da qual gira a ação e personagem secundária à personagem com que se relaciona o protagonista ao longo da ação.
A personagem secundária pode ser adjuvante se atuar como agente favorável ou oponente se dificultar o caminho e os objetivos do protagonista.
Figurante é a personagem normalmente irrelevante para o desenrolar da história, mas que que ode ser fundamental para ilustrar uma atmosfera, um espaço social, uma mentalidade.
Processos ou modos de caracterização
A caracterização direta é o processo através do qual as características são fornecidas pelo narrador ou pela fala das personagens. O narrador ou as personagens apresentam o aspeto físico (o retrato físico, que se relaciona com os atributos físicos da personagem, como a estatura, a cor dos olhos, a cor do cabelo ...) e as características psicológicas (o retrato psicológico, ou seja, a personalidade da personagem).
A caracterização indireta é o processo através do qual as características são deduzidas pelo leitor a partir das atitudes, dos comportamentos, gestos e falas da personagem.
Outros aspetos do texto narrativo
Quais são os modos de representação do discurso?