Volta à página inicial
Os textos narrativos servem para contar histórias.
Podemos fazer isso através da oralidade, quando contamos algo que imaginamos, ou através da escrita.
Os relatos de algo que aconteceu na realidade também são textos narrativos e têm todas as características que vais ver agora.
A estrutura dos textos narrativos
Introdução
A primeira parte, a que podes chamar introdução, serve para nos apresentar a situação inicial, que deve incluir o quando, o quem e o onde. Por vezes, nesta primeira parte temos já informação sobre o quê.
Observa:
Há muito tempo, vivia na China, um Imperador muito rico e poderoso.
Quando? Há muito tempo
O quê? vivia
Onde? na China
Quem? um Imperador muito rico e poderoso
É muito importante que, quando começas a ler um texto narrativo, procures identificar desde logo estas informações, porque elas vão ajudar-te a compreender melhor o texto. Se, pelo contrário, te preparas para escrever um texto narrativo, deves definir bem estas informações para as incluíres logo no início do texto.
Desenvolvimento
No desenvolvimento da história há duas partes:
Conclusão
Trata-se da parte do texto em que se mostra a solução para o problema inicial.
Observa:
Então a rainha foi declarar ao príncipe que era realmente uma princesa verdadeira, porque em cima de vinte colchões e de vinte acolchoados de penas sentia a ervilha que lá pusera para a experimentar. Só uma princesa verdadeira podia ter uma pele tão sensível.
Num texto narrativo é relatado um acontecimento ou cadeia de acontecimentos, predominando verbos relacionados com ações no pretérito perfeito e no pretérito imperfeito do indicativo. Para localizar temporal e espacialmente a ação, utilizam-se advérbios / locuções adverbiais. O texto narrativo pode apresentar sequências descritivas e diálogos. Normalmente, divide-se em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Nos textos narrativos há alguns aspetos de gramática que deves ter em conta:
Podes continuar a aprofundar os teus conhecimentos sobre o texto narrativo nas seguintes ligações:
Aqui podes testar os teus conhecimentos sobre as categorias da narrativa.