(Em português)

Universidade de Brasília

Data: 19 de Fevereiro de 2021

Equações diferenciais funcionais com retardos: história, motivação e perspectivas

Apesar da área de equações diferenciais funcionais com retardos ser relativamente recente, estas equações têm despertado o interesse de diversos matemáticos e cientistas em todo o mundo devido ao seu grande potencial para aplicações. Estas equações podem ser usadas para descrever fenômenos que não acontecem instantaneamente, mas que decorrem um certo tempo entre sua causa e o efeito. Nesta palestra, iremos apresentar uma breve introdução às equações diferenciais funcionais com retardos, trazendo a motivação para o seu estudo e importantes aplicações. Além disso, iremos discutir problemas que ainda estão em aberto e em desenvolvimento nesta área, bem como discutir futuras tendências.


Sobre Jaqueline

Jaqueline é brasileira e atualmente é professora do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília. Ela possui doutorado em Matemática pelo ICMC-Universidade de São Paulo (2012) com período sanduíche na Academia de Ciências da República Tcheca em Praga. Jaqueline fez pós-doutorados na Universidad de Santiago de Chile e na Univerisdade de São Paulo. Atuou como professora do Departamento de Computação e Matemática da Universidade de São Paulo (campus Ribeirão Preto) durante dois anos (2013-2015). Sua área de atuação é Análise Matemática, com ênfase em equações diferenciais funcionais, equações diferenciais impulsivas, equações diferenciais ordinárias generalizadas, equações dinâmicas em escalas temporais, equações de evolução e análise funcional.

Jaqueline faz parte do comitê gestor do INCTMat e foi eleita secretária regional da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) da região Centro-Oeste e Minas Gerais (2017-2019), (2019-2021). Em 2019, foi contemplada com a bolsa Alexander von Humboldt/Capes para pesquisador experiente para desenvolver pesquisa na Justus-Liebig Universität, Giessen, Alemanha e nesse mesmo ano, foi a vencedora na categoria de matemática do prêmio Para Mulheres na Ciência concedido pela L'Oreal-UNESCO-ABC. Em 2018, foi eleita membro afiliado da Academia Mundial de Ciências (TWAS -The World Academy of Sciences), membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e foi selecionada como Oberwolfach Leibniz Fellows pelo centro de pesquisa Mathematisches Forschungsinstitut Oberwolfach, na Alemanha. Em 2012, foi contemplada com o prêmio internacional Bernd-Aulbach prize for students em Novacella, Itália, concedido pela International Society of Difference Equations.

Jaqueline tem uma grande paixão pelo teatro. Ela Já fez curso de teatro e ama assistir peças teatrais.


Vídeo no YouTube