(Em espanhol)
(Em espanhol)
Data: 10 de Setembro de 2021
A teoria dos operadores de Schrödinger aleatórios surgiu no final dos anos 1970 para fornecer uma descrição rigorosa da ausência de propagação de elétrons em meios desordenados, o que agora é conhecido como localização de Anderson. Este fenômeno, originalmente observado pelo físico P.W. Anderson, é uma consequência da desordem presente em um material com impurezas. Nas últimas décadas, a teoria dos operadores aleatórios foi amplamente desenvolvida e generalizada para uma ampla variedade de modelos. No entanto, apesar de hoje termos informações suficientes sobre o fenômeno da localização, alguns dos problemas inicialmente levantados na teoria ainda estão em aberto. Um exemplo disso é a transição entre estados localizados e deslocalizados, que continua a ser uma força por trás do desenvolvimento desta teoria.
Nesta palestra, veremos uma introdução ao tópico de operadores de Schrödinger aleatórios, revisaremos alguns resultados recentes e discutiremos como essa teoria encontra novas aplicações hoje motivadas por conexões com certas engrenagens aleatórias em diferentes contextos, como em engrenagens quânticas. modelos, ou em marchas de longo alcance.
Matemática e ilustradora, sua pesquisa se concentra no campo de física-matemática, no estudo de sistemas quânticos desordenados, um tema na interface entre análise e probabilidade. Constanza é chilena, realizou seu PhD na França, e em seguida passou a trabalhar na Alemanha. Hoje regressou à França, como professora na CY Cergy Paris Université. Constanza também se interessa em narrativa gráfica, ilustração, registro gráfico e assessoria visual, aplicando tudo isso à área científica. É criadora de #Noethember .