(Em português)

Universidade Estadual de Campinas

Fecha: 16 de Abril de 2021

Espaços de módulos em geometria

Um espaço de módulos (minha tradução para "moduli spaces") é algum objeto geométrico que resolve um problema de classificação. O que atualmente chamamos de espaço de módulos surgiu como Riemann na década de 1850, e o conceito foi reformulado e generalizado por Grothendieck na década de 1960. Mais recentemente, a Teoria de Calibre (minha tradução para "gauge theory"), que surgiu na Física no começo do século XX e emergiu como uma relevante área da matemática na década 1980, deu grande impulso ao estudo de espaços de módulos em geometria diferencial/complexa/algébrica e, além da forte interação com a Teoria de Cordas, encontrou aplicações importantes em várias outras áreas da matemática, tais como Topologia Diferencial e Teoria de Representações. Nesta palestra, eu pretendo explicar o que são espaços de módulos através de exemplos simples envolvendo geometria e álgebra, e explorar como estas ideias foram aplicadas em diferentes áreas da matemática.

Sobre Marcos

Marcos é brasileiro. Graduou-se em Física pela Universidade Estadual de Campinas e fez mestrado em matemática pela mesma universidade. Ele então fez um doutorado em Oxford sob a direção de Simon Donaldson e Nigel Hitchin. Depois de fazer pós-doutorado em Yale, University of Pennsylvania e University of Massachusetts em Amherst, ingressou na UNICAMP, onde é professor desde 2004.

A pesquisa de Marcos concentra-se na geometria algébrica, com ênfase em fibrados sobre variedades projetivas. Ele é o autor de mais de 48 artigos de pesquisa publicados em revistas internacionais de prestígio. Além disso, é autor do livro Teoria de Calibre (sua tradução para "Gauge theory") publicado pelo IMPA, tendo sido orientador de 11 alunos de doutorado e orientador de 14 pós-doutorandos. Recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz em 2018.

Eles nos diz: Quando não estou tentando provar teoremas, eu gosto de ler sobre o passado e o futuro: me interesso muito por História, em especial História do Brasil e da América Latina, e assisto todas as séries de fantasia e de ficção científica que aparecem na minha frente. Tenho orgulho de dizer que já assisti todos os episódios de todas as séries e todos os filmes da franquia Jornada nas Estrelas. Vida longa e próspera!

Vídeo no YouTube