Universidad de Cantabria

Data: 20 de Novembro de 2020

Politopos: Algebra, Combinatoria y Optimización

Politopo es la palabra técnica que usamos para referirnos a poliedros de dimensión arbitraria. El estudio de los politopos de dimensión mayor que tres comenzó a mediados del siglo XIX (Schläfli), pero algunas de las cuestiones más básicas sobre ellos continuan abiertas y son objeto de estudio, no solo per-se como estrcuturas combinatorias sino también por sus aplicaciones en álgebra y optimización. En esta charla discutiremos algunos de estos aspectos abiertos, con énfasis en el llamado problema de Hirsch y sus implicaciones para la teoría de programación lineal.


Sobre Francisco

Francisco, mais conhecido como Paco, é espanhol e professor da Universidade da Cantábria. Atualmente também é Einstein Visiting Fellow no grupo de Geometria Discreta da Freie Universität Berlin. Ele completou seus estudos de graduação (em matemática e física) na Universidade da Cantábria, um mestrado na University of Grenoble e um doutorado na Universidade da Cantábria. Antes de se tornar professor na Cantábria, fez pós-doutorado em Oxford.

Paco trabalha com geometria discreta, combinatória, álgebra computacional e geometria algébrica. Foi palestrante plenário em várias reuniões e congressos, como o Congresso da Royal Spanish Mathematical Society em 2009, da German Mathematical Society em 2011 e da SIAM Conference on Optimization em 2014. Por seu trabalho, recebeu vários prêmios, como o Prêmio de Pesquisa Humboldt em 2012 ou o Prêmio Fulkerson da American Mathematical Society. Em 2010, ele publicou um contra-exemplo à famosa conjectura de Hirsch, que na época tinha mais de 50 anos sem solução.

A foto desta página, junto com o Gato de Botero, foi tirada durante o Encontro Combinatório da Colômbia 2016 em Medellín, Colômbia. Ele sempre gostou muito de dançar e diz que tinha a dança latina como assunto pendente, algo que mudou desde sua visita à Colômbia onde começou a dançar salsa!

Vídeo no YouTube