(Em espanhol)

San Francisco State University e Universidad de los Andes
Data: 5 de junho de 2020

Foto de: Jason Henry para Quanta Magazine

Uma mensagem de Federico:

Estou MUITO animado para dar a primeira palestra do Latinoamericano de Matemáticas, uma GRANDE iniciativa para conectar matemáticos de todo o mundo.

Ao mesmo tempo, não posso ignorar a realidade política e racial do momento. Sei que muitos de nós nos perguntamos como podemos contribuir, de nossa profissão, para uma sociedade justa, equitativa, anti-racista e anti-sexista. Eu sei que temos mais perguntas do que respostas, mas é aí que começa.

Então decidi mudar o assunto da minha palestra. Vou falar sobre um projeto que me parece igualmente interessante matematicamente, e que talvez nos ajude a refletir sobre o papel que desempenhamos em nossas sociedades. Estou muito grato aos organizadores por me permitirem a flexibilidade para fazê-lo. Meu novo título e resumo são os seguintes:


Geometría CAT(0), Robots, y Sociedad

¿Cómo podemos mover un brazo robótico de la manera más eficiente posible? Buscando responder esta pregunta, llegamos a un lugar tal vez inesperado: la geometría de altas dimensiones.

En "La Biblioteca de Babel", el escritor Jorge Luis Borges se imaginó una biblioteca universal donde se encuentran todos los libros posibles. Del mismo modo, podemos imaginarnos el espacio universal de todas las posiciones del robot. Como la Biblioteca de Babel, estos espacios son enormes y muy complejos. Afortunadamente, ellos han sido estudiados por investigadorxs en álgebra, combinatoria y geometría. Esto nos permite construir un "control remoto" para navegar estos espacios, y mover nuestro robot.

El posible éxito de un proyecto científico como este nos enfrenta a preguntas éticas que no podemos ignorar. En una sociedad profundamente desigual, ¿quién tiene acceso a las tecnologías que puedan resultar? ¿Quién se beneficia y quién se perjudica? ¿Cuál es nuestra responsabilidad como cientíticxs?

Esta charla será abierta y accesible al público general, y no asumirá conocimientos previos de matemática ni de robótica. Incluirá trabajo conjunto con Arlys Asprilla, César Ceballos, Hanner Bastidas, John Guo, Matthew Bland, Maxime Pouokam, Megan Owen, Rika Yatchak, Seth Sullivant, Tia Baker, Wolsey Rubio, y lxs estudiantes de la Escuela Robótica del Chocó.


Sobre Federico

Federico é colombiano e se especializou em interações entre geometria, álgebra e topologia com combinatória. Atualmente é professor da San Francisco State University e professor adjunto da Universidad de los Andes. Ele foi o criador da 'SFSU-Colombia Combinatorics Initiative': um programa para criar laços entre estudantes da Colômbia e de São Francisco que deixou um legado significativo para os colombianos em combinatória. No mundo da matemática online ele é conhecido por seus cursos, que foram gravados como parte da iniciativa e estão disponíveis gratuitamente no YouTube.

O trabalho de Federico foi reconhecido em várias ocasiões. Por exemplo, ele recebeu o CAREER Award de la NSF em 2010, o Prêmio Nacional da Sociedad Colombiana de Matemáticas em 2019, o National Haimo Award for Teaching da Mathematical Association of America em 2019e é membro da American Mathematical Society desde 2018.

Nas horas vagas, Federico é DJ de música africana, caribenha e afro-latina com o Colectivo La Pelanga, e estuda / toca música chonta marimba do Pacífico colombiano com o grupo Las Neblinas del Pacífico - ambos em Oakland (Califórnia). Não é por acaso que ele é conhecido como o matemático que dança com seus teoremas!


Vídeo no Youtube


Links mencionados en el video

O artigo 'CAT(0) geometry, robots, and society':

http://math.sfsu.edu/federico/Article...


Recursos sobre ética e matemática:

math.sfsu.edu/federico/ethicsinmath.html


Recursos anti-racistas em espanhol:

Dra. Gabriela Kovats Sánchez (IG: @profekovats / Twitter: @KovatsSanchez)

https://docs.google.com/document/u/1/...



Data for Black Lives usa ferramentas estatísticas para analisar e enfrentar o racismo estrutural em suas diferentes manifestações. (http://d4bl.org/ @Data4BlackLives)

Statement of Solidarity with Black Minnesotans

https://medium.com/@YESHICAN/data-for...