As Olimpíadas de Matemática visam essencialmente criar, incentivar e desenvolver o raciocínio Matemático, o treino na resolução de problemas e detetar vocações precoces nesta área do saber. São organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática e têm o apoio do Ministério da Educação e Ciência e da Ciência Viva. Por isso, os professores de Matemática, uma vez mais, quiseram proporcionar aos seus alunos a possibilidade de participarem nesta competição tão prestigiada e exigente. Os alunos, uma vez mais, aceitaram o desafio.
Dia 9 de novembro, 15h20min, cantina da escola. Abre-se a porta e já uma fila de valentes atletas estavam a postos para participar na difícil competição que são as provas das Olimpíadas Portuguesas de Matemática. 66 alunos, do 5º ao 9º ano, de caneta em punho, sem calculadora, mas com muita garra e persistência, esforçaram-se arduamente por interpretar os vários problemas e arranjar as respetivas estratégias de resolução. Um enorme silêncio, olhares distantes mas concentrados, riscos, sarrabiscos, contas e desenhos, tudo servia para tentar organizar as ideias e o lema era pensar, pensar muito, e tentar, o melhor possível, resolver cada um dos problemas.
Por todo o esforço e dedicação, independentemente dos resultados, a todos os participantes, nunca será de mais dizer: Parabéns!
A coordenadora do Departamento de Ciências Exatas: Julieta Ataíde