No dia 15 de maio, os alunos do 7º ano realizaram uma visita ao Planetário do Porto e ao Museu de História Natural do Porto uma iniciativa do Clube Ciência Viva na Escola.
No Planetário, os alunos começaram por assistir a uma sessão imersiva sobre como o telescópio contribui para a compreensão do lugar que ocupamos no Espaço e de que forma os telescópios continuam a expandir o nosso conhecimento sobre o Universo. No final da visita, os alunos responderam a um pequeno quiz sobre as temáticas abordadas.
De seguida, divididos em grupos, os alunos realizaram um workshop sobre peso e massa. Neste workshop, os alunos realizaram uma atividade prática para determinar o seu peso num astro do Sistema Solar e a respetiva aceleração gravítica nesse astro.
No Museu de História Natural do Porto, os alunos participaram numa visita guiada à exposição “Gemas, Cristais e Minerais”, onde puderam contemplar a beleza de cada um dos exemplares expostos e saber um pouco mais acerca da proveniência e aplicações de alguns deles.
No Laboratório Ferreira da Silva, os alunos viajaram no tempo, até ao início do século passado, e observaram alguns dos instrumentos e publicações que então marcaram as mais inovadoras práticas de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, sobretudo nas áreas da prevenção da fraude alimentar e da toxicologia forense.
No final, foi realizado um pequeno peddy-paper científico pela área em redor do Museu de História Natural.
Os alunos com melhor pontuação em cada um dos questionários tiveram direito a um prémio. Foram eles:
Questionário sobre a visita ao Planetário:
1º lugar: Martim Bastos (7ºD)
2º lugar: Santiago e Mateus (7ºD)
3º lugar: Isabela (7ºG)
Peddy-paper em redor da Reitoria da Universidade do Porto:
1º lugar: Francisca Proença Silva Vieira (7ºC)
2º lugar: Rodrigo Pereira Coelho (7ºE)
3º lugar: Okçana Isabel Rodrigues Correia (7ºG)