No dia 25 de março, os alunos das turmas do 8º ano da Escola Básica de Rio Tinto realizaram uma visita de estudo à Fábrica da Ciência Viva, em Aveiro, e ao Museu Marítimo de Ílhavo. Esta visita resultou de uma articulação entre as disciplinas de Ciências Naturais, Físico-química, História, Matemática e TIC. As entradas na Fábrica Ciência Viva de Aveiro foram financiadas pelo Clube Ciência Viva na Escola.
Os alunos partiram da escola, distribuídos por 3 camionetas, após as 8:30h. Já em Aveiro, foram convidados a realizar diversas atividades. Uma das dinâmicas propostas foi “A cozinha é um laboratório”, tendo os participantes tido a oportunidade de aprender a fazer pão.
Uma segunda atividade, intitulada “Mãos na massa”, permitiu a visita a uma exposição interativa sobre diversos fenómenos científicos, onde os de alunos puderam realizar várias atividades experimentais,
Na terceira atividade, oficina de robôs, os alunos puderam construir e programar um robô para seguir uma linha de uma determinada cor e simultaneamente conseguir desviar-se de obstáculos.
No Museu Marítimo de Ílhavo, os alunos começaram por descobrir a relação existente entre a época dos Descobrimentos Portugueses e a Pesca do Bacalhau nos mares gelados do Norte. Os alunos puderam ainda participar na atividade SOS Oceanos em que, através de dinâmicas de grupo, analisaram as ameaças sobre os oceanos, discutindo e tentando perceber quais as consequências e soluções.
Por fim, após um dia preenchido em que se aprendeu Ciência e História, deu-se o regresso à escola.