Detetives do Clima

O Clube Ciência Viva lançou um desafio ao Clube do Ambiente e as alunas Catarina Caetano, Gabriela Silva e Inês Mendes, do 9ºE, abraçaram o papel de Detetives do Clima!

Neste projeto, as alunas aprenderam mais sobre o meio ambiente da Terra através da investigação científica de problemas climáticos identificados por elas e recolheram dados reais. Numa primeira fase, as alunas tiveram de observar o ambiente local para identificarem um problema climático que depois investigaram. Assim, abordaram o tema relativo à qualidade do ar do concelho de Gondomar, efetuando uma análise cuidadosa da concentração de poluentes, como o ozono, o dióxido de nitrogénio, o dióxido de enxofre, o monóxido de carbono, o metano e o formaldeído, bem como de propriedades dos aerossóis, através de dados obtidos a partir do satélite Sentinel. Analisaram, ainda, a evolução da mancha verde da zona desde os anos 80 através de imagens de satélite, permitindo inferir acerca da evolução da qualidade do ar durante esse período.

Na última fase do projeto, propuseram uma forma de ajudar a reduzir o problema. As propostas de melhoria para a redução do metano, foram a inclusão de um regime alimentar nos animais que reduza o ciclo de produção, implicando uma carne com menor pegada de carbono e a plantação de mais espécies vegetais, à semelhança do que já fizeram em várias zonas da escola e do concelho de Gondomar.

O projeto foi um dos selecionados e encontra-se na plataforma online (https://climatedetectives.esa.int/projects-gallery-2022-2023/entry/59586/) para que todos possamos aprender com o seu trabalho e com o dos outros grupos/escolas e que todos tomemos consciência deste problema investigado.

Vamos todos ajudar a ESA a ‘fazer a diferença’ na proteção do Clima da Terra!


2023 AERT - Detetives do clima.pdf