Química em Ação encerra 1º período

No dia 16 de dezembro, encerrou-se, na nossa Escola, o 1.º período, num ambiente condizente com a quadra festiva que se avizinha, em que a QUÍMICA esteve em AÇÃO Nesta data especial, as professoras de Química, dinamizadoras do respetivo Clube, foram desafiadas a implementar atividades motivadoras e diferentes das realizadas nas aulas, para que os alunos do 7.º ano de escolaridade (cerca de 170 alunos) sentissem a “Química em Ação”.

Assim, com o precioso auxílio de alguns alunos das turmas B do 8.º ano e E do 9.º ano, que integram o Clube, foram levadas a efeito atividades como a “Lâmpada de Lava”, a “Combustão da Fita de Magnésio”, as “Mensagens Secretas”, o “Ovo na Garrafa” e “Encher o Balão sem Soprar”.

Foi uma maneira lúdica e divertida de aprender e viver ativamente a QUÍMICA.

Combustão da fita de magnésio

Uma reacção de combustão é uma reacção química entre um combustível e um comburente, acompanhada de libertação de energia sob a forma de calor e/ou sob a forma de radiação. Todas as reacções de combustão são reacções exoenergéticas.

A temperatura de ignição pode ser atingida pelo aquecimento de uma extremidade de uma fita de magnésio através de uma chama. Após atingir a temperatura de ignição, o magnésio reage com o oxigénio numa reacção de combustão traduzida pela seguinte equação química:

2 Mg(s) + O2 (g) → 2 MgO (s) 

Combustão da fita de magnésio.mp4

Lâmpada de lava

O óleo flutua na água porque a água possui maior densidade do que o óleo. Além disso, eles não se misturam, isto é, são imiscíveis. Portanto, o óleo fica na parte de cima e a água na parte de baixo. 

Ao adicionar o comprimido efervescente, este reage com a água formando dióxido de carbono que, ao subir pela coluna de líquido, arrasta um pouco de água, formando as bolhas que sobem até a superfície. Quando chegam à superfície, rebentam e voltam a descer para o fundo da garrafa.


Ovo na garrafa

O matraz de vidro é um sistema aberto. Logo, ao ocorrer a combustão do algodão, parte do oxigénio é consumido, o ar aquece, tornando-se menos denso e libertando-se do matraz. Mas, ao colocar o ovo cozido e descascado na borda do matraz, a passagem do ar que voltaria para a garrafa fica vedada.

Conforme o ar no matraz fechado arrefece, a pressão diminui, ocorrendo um desequilíbrio em relação à pressão atmosférica, que fica maior. Para voltar ao equilíbrio é necessário que entre ar no matraz, o que não é possível por causa do ovo que está a vedar a passagem do ar.

Quanto mais o ar do matraz arrefece, a pressão vai diminuindo e como o ovo cozido é flexível, é então forçado a entrar no matraz para, assim, repor a pressão no matraz em equilíbrio com pressão atmosférica.


Ovo na garrafa.mp4

Encher um balão sem soprar

Quando se mistura o hidrogenocarbonato de sódio com o vinagre (ácido acético), forma-se uma espuma e o balão começa a encher, porque há libertação de dióxido de carbono.

A reacção química que ocorre é traduzida pela seguinte equação química:

CH3COOH (aq) + NaHCO3 (s) → NaH3C2O2 (aq) + H2O (l) + CO2 (g) 

Encher o balão sem soprar.mp4

As professoras do Clube de Química: Fernanda Resende e Branca Cunha