Canguru Matemático sem Fronteiras 2023 

No passado dia 16 de março, 75 alunos do 2.º e 3.º ciclo participaram num concurso nacional com o objetivo de estimular o gosto e o estudo pela Matemática. Os alunos marcaram presença na prova única do “Canguru-Matemático”, reforçando descobertas acerca do lado mais lúdico da disciplina.

O concurso, promovido pela ‘Associação Canguru Sem Fronteiras’, pretende “estimular e motivar o maior número possível de alunos para a Matemática”. A oportunidade de proporcionar aos estudantes um momento de diversão na resolução de questões matemáticas, adaptadas ao currículo e às faixas etárias a concurso, de modo a que os alunos “percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora”, foi naturalmente aproveitada pelos Professores de 2.º e 3º. ciclo da escola básica 2,3 de Rio tinto.

O concurso pretende divulgar a matemática elementar, estimulando e motivando os alunos numa espécie de olimpíada, em escalões dos diversos anos da escolaridade. É internacional, teve origem na Austrália (daí o nome Canguru), no início dos anos 80. Atualmente é realizado em 86 países e conta com mais de 6 milhões de participantes. O concurso é organizado a nível nacional pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

A prova tem a duração de 90 minutos e é constituída por um conjunto de questões organizadas em três graus de dificuldade. Todas as questões se baseiam na resolução de problemas, envolvem um conjunto de capacidades matemáticas, de uma forma integrada, focando os vários temas das Aprendizagens Essenciais, mas sem que estes estejam muito evidentes.

Os alunos gostaram de participar mostrando grande empenho, encarando o concurso como um desafio.

                                                                                            Profª. Marina Rebelo