Propagação do som

Os alunos das turmas 8.ºA e 8.ºD tiveram a oportunidade de realizar atividades experimentais sobre a propagação do som.

Na primeira atividade, extraiu‑se o ar de uma campânula onde estava uma campainha a tocar. Quando o ar foi extraído, o som da campainha diminuiu, mostrando que o som necessita de um meio material para se propagar. Adicionalmente, assistiu-se à expansão do balão que estava dentro da campânula. Quando se voltou a deixar entrar o ar na campânula, a atividade funcionou de forma inversa.

video_1678826636183.mp4

De seguida, os alunos também compararam a velocidade do som em diferentes meios materiais com recurso a uma cruzeta metálica e a um copo de plástico ligado à cruzeta metálica por um fio. Os alunos ouviram um objeto a bater na cruzeta sem terem o copo encostado ao ouvido e com o copo encostado ouvido, tendo os mesmos verificado que a propagação do som é maior nos sólidos do que nos gases.


Por fim, no exterior os alunos foram postos em fila e ficaram com a tarefa de baterem uma vez com as palmas das mãos quando ouvissem um tilintar. Como estavam a distâncias diferentes, os alunos não bateram palmas em simultâneo, tendo-se observado a propagação do som ao longo da fila. Desta forma, estas atividades serviram para os alunos consolidarem as suas Aprendizagens no Domínio do Som.