O que começou por ser uma tímida proposta para o Plano Anual de Atividades do grupo 230 (Matemática e Ciências do 2º ciclo), rapidamente se transformou numa proposta extrovertida de todo um departamento. Extrovertida no sentido de querer dar que falar, audaciosa, aventureira... E porquê?
Porque pedagogicamente a proposta é riquíssima: incute nos alunos o gosto pelas ciências e pelas tecnologias pois percebem a importâncias das mesmas no desenvolvimento da humanidade; percebem a evolução histórica do saber, que não é um processo estático mas, pelo contrário, está em constante desenvolvimento; constatam que a Biologia, a Química, a Matemática, a Física, enfim as várias ciências, estão interligadas e que a partilha do conhecimento é fundamental. Para além disso promove o trabalho autónomo dos alunos e a interdisciplinaridade. Em que consiste?
Nas várias disciplinas do Departamento de Ciências Exatas, é proposto aos alunos que façam uma pesquisa sobre a vida e a obra de um cientista, que esteja relacionado com os conteúdos lecionados. O resultado dessa pesquisa pode ser apresentado como biografia, texto, BI, etc. Conforme decisão de cada conselho de turma, estes trabalhos podem ser utilizados nas aulas de outras disciplinas. Por exemplo, pode-se proceder à tradução dos textos nas disciplinas de Inglês, Francês ou Espanhol e os mesmos trabalhos podem ser analisados numa perspetiva histórica, pois os cientistas em estudo vão desde a antiga Grécia até à atualidade. Esta atividade, que já tem logótipo, para além do entusiasmo dos professores já conquistou o entusiasmo dos alunos pois a adesão tem sido elevada e alguns trabalhos são de excelente qualidade.
Julieta Ataíde