Medição do nível de ruído na escola

No âmbito do domínio do Som e com recurso a sonómetros e também a aplicações de telemóvel com sonómetros virtuais, os alunos do oitavo ano andaram a medir o nível de ruído em diferentes partes da escola em diferentes alturas do dia.

Foi assim possível verificar que as zonas mais barulhentas da escola são o refeitório, o bar nos intervalos e ainda os corredores nos intervalos.

Em algumas situações, quando os alunos berram com frequência, o valor de intensidade sonora chegou aos 99 dB.

Valores de exposição prolongada a valores acima do 85 dB podem levar a situações como o stress, fadiga auditiva, e por vezes até perda de desempenho intelectual no trabalho, perturbação do sono e agravamento da ansiedade e depressão.

Nesse sentido, é importante que a comunidade escolar comece a trabalhar no sentido de diminuir estes valores de nível de intensidade sonora.

Para tal, os alunos apresentaram várias soluções, tais como o revestimento de algumas zonas da escola com materiais isolantes, campanhas de sensibilização para os alunos e ainda a existência de penalizações para os alunos que contribuam para estes valores elevados de poluição sonora dentro da escola.