Jovens cientistas de Rio Tinto descobrem 5 asteroides

Entre os muitos astros que povoam o nosso Sistema Solar, os asteroides merecem uma atenção especial pelo desconhecimento de muitos deles e das suas rotas, que podem representar perigo de colisão com a Terra.

Pelo terceiro ano consecutivo, o nosso Agrupamento, através do Clube de programação e robótica, tem participado campanhas internacionais de procura de asteroides, uma iniciativa da International Astronomical Search Collaboration em parceria com a NASA e o Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO). Através de um software que analisa imagens do telescópio Pan-STARRS (localizado no Hawai), os alunos identificam asteroides conhecidos e não conhecidos.


No passado mês de setembro recebemos notícias fantásticas do ano letivo de 2021/22. Além das 11 descobertas preliminares (primeira observação de um novo asteroide), fizemos ainda 4 descobertas provisórias! Isso significa que foi feita uma segunda observação (e confirmação) do astro descoberto. Este estatuto é determinado pelo Minor Planet Center (MPC).

Os alunos Alexandre Cardoso, Henrique Aranda, Lídia Santos e Kira Magalhães descobriram os asteroides 2021 JT10 e 2021 JV51, enquanto que os alunos Alexandre Cardoso e Henrique Aranda descobriram os asteroides 2021 UC96, 2021 UO26 e 2022 BB48.


O estatuto de provisório é mantido até que haja um número suficiente de observações para determinar completamente a órbita do asteroide. Esse processo demora normalmente 6 a 10 anos, quando o asteroide é numerado e catalogado pela União Astronómica Internacional. Os asteroides podem então ser nomeados pelos cientistas que os descobriram.

Os nossos jovens cientistas estão de parabéns!

Parcerias: