Condritos Ordinários (81%)
São os mais comuns, consistem em aglomerações de côndrulos. Contêm minerais como olivinas e piroxênios, além de material metálico (ferro e níquel). Sua proveniência provável é o cinturão de asteroides.
Condritos Carbonáceos (5%)
São considerados os mais primitivos e menos diferenciados. Não possuem côndrulos; seus corpos parentais foram menos aquecidos, pois estavam situados a maior distância do Sol.indicando uma formação inicial no cinturão de asteroides.
Acondritos são meteoritos diferenciados que correspondem a 9% dos meteoritos rochosos. Eles se formaram a partir de corpos que passaram por processos geológicos que separaram materiais em camadas, semelhantes aos processos que ocorrem em planetas rochosos
Esses meteoritos possuem composição heterogênea, frequentemente similar a basaltos, e incluem minerais como olivina, piroxênio e plagioclásio. Eles podem ter se originado de corpos diferenciados do cinturão de asteroides.
Meteoritos metálicos representam 4% dos meteoritos. Sua composição é predominantemente de ferro e níquel (90%Fe,10%Ni), o que sugere que eles também se formaram no interior de grandes planetas que passaram por diferenciação geológica.
Meteoritos ferro-pétreos são raros, representando cerca de 1% dos meteoritos encontrados, e são compostos por uma mistura de minerais silicáticos e materiais metálicos, como ferro e níquel. Eles são importantes para a geologia porque provavelmente se originaram do interior de asteroides diferenciados, que passaram por processos similares aos que formaram os núcleos dos planetas.
Meteoritos meteoritos ferro-pétreos são uma peça chave para decifrar a história dos processos geológicos tanto no espaço quanto em nosso próprio planeta.
Imagem adaptada de Teixeira, W. (Org.). Decifrando a Terra (2ª ed., p 34). Companhia Nacional."
A imagem acima ilustra os processos de formação e evolução dos meteoritos, desde a acreção (processo pelo qual uma estrela ou outro corpo celeste atrai para si moléculas de gases ou de qualquer outro elemento interestelar) inicial de matéria até a diferenciação e fragmentação que dão origem a diferentes tipos de meteoritos.
Acreção
Diferenciação
Fragmentação
- Acondritos: Fragmentos de corpos diferenciados, que vêm do manto ou da crosta, contendo minerais como olivina, piroxênio e plagioclásio.