O clima assume significado expressivo na configuração da paisagem, pois influencia e é influenciado por outros elementos. A distribuição espacial dos biomas está ligada ao clima, sendo que muitos animais e vegetais estão excluídos de regiões que apresentam temperaturas extremas, pois estas realizam papel seletivo.
O clima intervém na formação dos solos, na decomposição das rochas, na elaboração das formas de relevo, no regime dos rios e das águas subterrâneas, no aproveitamento dos recursos econômicos, na natureza e no ritmo das atividades agrícolas, nos tipos de cultivos praticados, nos sistemas de transportes e também na distribuição dos seres humanos na Terra.
Na ciência da atmosfera é feita uma distinção entre tempo e clima, no qual estuda-se meteorologia pra compreender o tempo e estuda-se a climatologia para entender o clima. Meteorologistas e climatólogos podem fazer observações com os mesmos instrumentos, sobre os mesmos fenômenos, como a temperatura por exemplo
Tempo é o estado momentâneo da atmosfera em determinado lugar, é um conjunto de valores em um dado momento em um certo lugar, que irá caracterizar o estado atmosférico. É uma combinação curta e momentânea dos elementos que formam o clima. É um estado particular e efêmero da atmosfera.
Clima é o conjunto fenômenos meteorológicos que caracterizam, durante um longo período, o estado médio da atmosfera e sua evolução em um determinado local. É o somatório das condições atmosféricas de um determinado lugar, o conjunto habitual dos elementos físicos, químicos e biológicos que caracterizam a atmosfera de um local e influência nos seres que nele se encontram. É possível, por exemplo, ocorrer tempo frio em uma região de clima quente, assim como o contrário.
Para determinar e caracterizar o clima de uma área é necessária uma longa série ininterrupta de observações diárias dos “tempos”, algumas vezes por dia. Essas observações nunca podem ser realizadas em um período inferior a 30/35 anos.