CLASSIFICAÇÃO DAS VEGETAÇÃO
A vegetação pode ser classificada de diversas formas, isso vai depender da espécie da planta analisada, seu local de formação, relevo, clima, dentre outros fatores. Dentre as diversas formas de classificação temos:
Arbóreo: Acima de 6 metros. (Floresta Amazônica)
Arbusto: máximo de 6 metros. (Cerrado)
Herbácea (gramíneas): máximo de 1 metro. (Pampas)
Homogênea: não apresenta grandes quantidades de espécies de plantas e variados tipos de estratificações. É o exemplo da mata de Araucária.
Heterogênea: apresenta grandes quantidades de espécies de plantas por metro quadrado e varados tipos de estratificações. É o exemplo da Floresta Amazônica.
Higrófita: Plantas higrófitas são adaptadas a regiões úmidas que apresentam grandes quantidades de chuvas anuais, como por exemplo a Floresta Amazônica.
Tropófita: Plantas do tipo tropófitas são espécies adaptadas a regiões que apresentam duas estações bem definidas, uma estação úmida e outra estação seca. É o caso da vegetação do Cerrado e Pantanal.
Xerófita: Plantas xerófitas são adaptadas a regiões de clima árido ou semiárido. Podem ficar meses sem água, é o exemplo do cacto presente na vegetação de Caatinga no sertão nordestino.
Halófita: Plantas halófitas são adaptadas a regiões de águas salobras (água doce + água salgada), geralmente são encontradas em áreas de transição, é o exemplo dos mangues. Essa vegetação tem como característica raízes aéreas por conta do solo lodoso que as mesmas se encontram.
Hidrófita: Plantas hidrófitas são adaptadas a regiões subaquáticas. É o exemplo da vitória régia.
Latifoliada: Plantas que possuem folhas latifoliadas surgem em ambientes extremamente úmidos e com uma boa disponibilidade de raios solares. A grande vantagem evolutiva de uma folha latifoliada é a grande captação de luz solar, a desvantagem é a grande perca de água (H2O) causada pelo professo de evapotranspiração. Um grande exemplo de vegetação com folhas latifoliadas é a Floresta Amazônica.
Aciculifoliada: Plantas que possuem folhas aciculifoliada possuem formato de agulhas e surgem em ambientes mais frios. Um exemplo desse tipo de vegetação são as coníferas brasileiras, as Araucárias. Sendo as Araucárias a vegetação mais desmatada de todo o país, restando apenas 3% de sua mata original.
Perenifólia: As folhas desse tipo de vegetação geralmente se mantem vivas e verdes o ano inteiro. Para que isso seja possível, plantas com vegetação perenifólia devem estar em regiões de grande disponibilidade de umidade (H20). É o exemplo da Floresta Amazônica.
Caducifólia: As folhas desse tipo de vegetação caem em determinada época do ano, geralmente em época secas de inverno. É o caso da vegetação que se localiza em climas temperados que possuem significativa sazonalidade, apresentando grande amplitude térmica entre verão e inverno.