BIOMAS BRASILEIROS
O Brasil é considerado um país continental, ou seja, dispõe de uma grande porção territorial, cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, por isso apresenta grande variedade de relevo, vegetação, clima, fauna, flora, entre outros elementos. Pela a interação destes variados elementos e seus respectivos padrões de cada região, temos os 6 grandes biomas brasileiros, são eles: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e os Pampas.
Ocupa cerca de 50% do território nacional, é considerada um dos biomas mais biodiversos de todo o planeta, principalmente pela grande extensão territorial. Possui característica quente por estar próxima a Linha do Equador, e característica úmida por abrigar a maior bacia hidrográfica do mundo (Bacia Amazônica). Outro fator que explica a grande umidade na região é o tipo de vegetação. A vegetação da região amazônica tem característica latifoliada, ou seja, suas plantas possuem grandes folhas, verdes e que não caem durante o ano, ou seja, evapotranspiram uma grande quantidade de água para a atmosfera, gerando o fenômeno que conhecemos como os "Rios Voadores da Amazônia", criando um regime intenso de chuvas na região e transportando umidade para outras áreas como o Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, principalmente em épocas de verão. O solo desta região é arenoso e fértil do ponto de vista orgânico, devido a grande biodiversidade do local, porém do ponto de vista mineralógico é considerado um solo pobre, pois sofre um intenso processo de lixiviação, ou seja, todo os minerais encontrados na camada superficial do solo amazônico é lavado pela a ação da água da chuva.
A Caatinga compreende cerca de 11% do território nacional e se estende por todo o sertão nordestino e parte de Minas Gerais. Seu clima Semiárido é o mais seco de todo o país, dispondo dos menores índices pluviométricos de todo o Brasil. A vegetação dominante nesta região são do tipo xerófilas (plantas acostumadas a aridez, exemplo os cactos) e plantas caducifólias (plantas que perdem suas folhas no período mais cedo do ano). Os solos da Caatinga se caracterizam como rasos ou pouco profundos, pois são pouco intemperizados, sendo um solo riquíssimo do ponto de vista mineralógico, porém pouco fértil do ponto de vista orgânico.
Também conhecido como a savana brasileira, o cerrado é considerado a savana mais biodiversa do mundo. Ocupa cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados no território nacional. Além da grande biodiversidade, esta região tem grande importância na distribuição dos recursos hídricos do país, pois é no Cerrado que está localizada as grandes nascentes de importantes rios e bacias que fornecem energia e abastecem grandes polos urbanos. Do ponto de vista geográfico, está localizado no coração do Brasil, pois ocupa a parte central do país fazendo divisa com praticamente todos os biomas existentes no território. O Cerrado é considerado um dos dois hotspot de biodiversidade existente no Brasil, pelo seu alto grau de biodiversidade e degradação ambiental. Esta região é palco das grandes atividades econômicas do país, são elas a pecuária e o agronegócio.
A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade no Brasil e no mundo, porém extremamente devastada pelos ciclos econômicos que datam desde a chegada dos portugueses em território nacional. Por este motivo, assim como o Cerrado, a Mata Atlântica também é considerado um hotspot de biodiversidade. Ocupa cerca de 14% do território brasileiro, se estendendo do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.
O Pantanal é o menor bioma brasileiro, localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, comportando cerca de 2% do território nacional e é considerado a Planície mais alagada do mundo. Por ser uma área de baixa altitude, sofre influencia de rios e sedimentos de outros biomas como o: Cerrado e Amazônia. Devido a esta grande interferência por outros biomas, dispõe de diversificada vegetação, como: cerradões, matas, campos inundáveis e savanas. Além de espécies típicas de outros biomas que se aglomeram no Pantanal. Seu solo encharcado dificultada a fixação de matéria orgânica ocasionando uma baixa fertilidade. Atualmente o Pantanal está em grande risco devido a ação antrópica, principalmente pela ação das queimadas. Em 2020, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ocorreu um aumento de 240% nos focos de incêndio quando comparas ao ano passado, sendo registrados 1.684 focos no mês de julho, contra 494 no ano passado.
O Pampa está localizado ao extremo Sul do país, é o único bioma que está restrito há um estado (Rio Grande do Sul). Ocupa cerca de 2% do território brasileiro e é caracterizado por extensas planícies, apresentando em suma maioria vegetação campestre, como as gramíneas. Seu solo é arenoso e pouco fértil. Devido a grande atividade da pecuária e agricultura na região, a maior parte deste bioma foi devastado, intensificando os processos erosivos. Dispõe de um clima subtropical frio, manifestando as quatro estações bem definidas.