Acervo FEBF

Rochas Ígneas

São formadas a partir da cristalização do magma, uma substância quente e fundida que se encontra abaixo da crosta terrestre. Dependendo do local onde esse magma esfria e solidifica, as rochas ígneas podem ser classificada: Plutônicas ou Intrusivas/Vulcânicas ou Extrusivas .

Basalto

Rocha vulcânica ou extrusiva, escura e muito finamente cristalina. É o principal constituinte da crosta oceânica.



Diabásio

É uma rocha plutônica ou intrusiva de composição semelhante a do basalto e do gabro, mas de cristalização rasa próxima à superfície 

Sienito

É uma rocha  plutônica ou intrusiva, rica em feldspato alcalino, em muitos aspectos similar aos granitos, mas com pouco ou nenhum quartzo .

Granito

É uma rocha que compõem a crosta continental.  Formada pelo resfriamento do magma em profundidade, por isso são denominados de rochas plutônicas ou intrusivas. 

Granito

É uma rocha que compõem a crosta continental.  Formada pelo resfriamento do magma em profundidade, por isso são denominados de rochas plutônicas ou intrusivas. 

Rochas Metamórficas 

São formadas a partir de rochas pré-existentes (sedimentares, ígneas ou outras metamórficas) que sofrem transformações devido à ação de pressão, temperatura e, em menor grau, fluídos hidrotermais, sem que ocorra fusão completa da rocha. Esse processo de transformação é chamado de metamorfismo. 

Ardósia 

 É uma rocha metassedimentar, isto é, forma-se a partir de uma rocha sedimentar argilosa que sofre metamorfismo de baixo grau.

Anfibolito

É uma rocha metamórfica de médio grau metamórfico, de coloração escura, foliada ou maciça.

Mármore calcítico 

É uma rocha composta predominantemente de calcita, um mineral formado por carbonato de cálcio (CaCO₃).  

Mármore 

É uma rocha que se forma quando o cálcario é submetido a condições mais altas de pressão e temperatura. É composto principalmente de calcita e/ou dolomita. 

Quartizto 

É geralmente de cor branca a cinza, composta quase inteiramente de quartzo. Ela se forma, principalmente, quando arenitos ricos em quartzo são submetidos a um aumento de pressão e temperatura 

Rochas Sedimentares

São formadas a partir de sedimentos, que podem ser fragmentos de outras rochas, partículas minerais, ou restos orgânicos. Esses sedimentos são transportados por agentes como água, vento ou gelo e, eventualmente, depositados em camadas .

Arenito

É uma rocha sedimentar clástica resultante da deposição de areias que, após um processo de compactação e cimentação.

Calcário travertino 

É uma rocha sedimentar química formada principalmente por depósitos de carbonato de cálcio, geralmente em fontes termais ou cavernas de calcário. 

Coquina

É uma rocha sedimentar biogênica ou bioclástica formada pelo acúmulo de conchas cimentadas, podendo ser considerada um tipo de calcário. 

Folhelho

É uma rocha sedimentar argilosa, composta por partículas de silte e argila, depositadas em camadas finas e sobreposta.

Xisto pirobetuminoso 

É um tipo de rocha oleífera, também conhecida como folhelho pirobetuminoso, que contém querogênio, uma mistura de matéria orgânica. 

Cálcario

É um nome dado, de forma geral, para as rochas sedimentares carbonáticas. Um nome mais amplo, que engloba os calcários calcíticos e calcários dolomíticos .

Minerais

São definidos como substâncias sólidas, inorgânicas e cristalinas que ocorrem naturalmente e possuem uma composição química definida ou variável dentro de certos limites.

Ametista

O quartzo é o principal mineral do grupo de SiO2 dos tectossilicatos. Além de ser formado só por tetraedros de sílica altamente polimerizados, sua estrutura química simples.

Malaquita

 É um dos minerais de cobre mais bem distribuído na Terra e possui grande importância comercial devido a sua beleza.

Rodonita

É um mineral que se encontra frequentemente em rochas carbonáticas e pegmatitos, e em depósitos hidrotermais ricos em manganês.

Quartzo c/ hirdróxido de ferro

O quartzo pode conter hidróxido de ferro, que é um mineral opaco que se encontra associado à sericita.

Muscovita

É um mineral do grupo dos filossilicatos, também conhecidos como micas.Ocorre principalmente em rochas ácidas (granitos e pegmatitos)

Cianita

É um silicato de alumínio, da família dos nesossilicatos, muito presente nas rochas metassedimentares.

Feldspato

É um grupo de minerais que compõe cerca de 60% da crosta terrestre e é constituído por aluminossilicatos de potássio, sódio e cálcio. Pode ser encontrado em rochas graníticas, pegmatitos e rochas metamórficas, podendo também ser encontrado em alguns tipos de rochas sedimentares.

Gipsita

     A gipsita ou gipso é um sulfato de cálcio hidratado amplamente distribuído, gerado a partir da precipitação de sais em processos de evaporação de massas de água isoladas. 

Fluorita

É um mineral halogeneto amplamente distribuído, composto principalmente por cálcio e flúor.

Hematita

 É um mineral composto por óxido de ferro (Fe2O3) e que pode ser encontrada em rochas, solos e no oceano. Amplamente distribuído em rochas ígneas feldspáticas, depósitos de metamórficos de contato, rochas associadas a fumarolas e como depósitos sedimentares de alteração ou detríticos. 

Quartzo

O quartzo é o principal mineral do grupo de SiO2 dos tectossilicatos. Além de ser formado só por tetraedros de sílica altamente polimerizados, sua estrutura química simples o relaciona à grande variedade de polimorfos de sílica .

Fósseis

São definidos como restos, vestígios ou evidências de organismos que viveram no passado e que foram preservados em camadas de rochas, principalmente em rochas sedimentares. Esses restos podem incluir partes do organismo, como ossos, dentes, conchas, troncos de árvores, ou vestígios indiretos da atividade biológica, como pegadas, tocas ou coprólitos . 

Peixe fóssil da Bacia do Araripe ( Ceára)

Vértebra de preguiça gigante ( ( Eremotherium laurillardi ) Baixa Grande, Bahia