Proposta 5

Olá famílias!

Vamos conversar sobre jogos!

JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A partir desse momento os jogos irão permear as propostas desenvolvidas com o grupo seis. Sabemos que elas, exigem a mediação do adulto instigando e incentivando a criança para que ela possa realizar o seu melhor, pois a premissa da aprendizagem com jogos e brincadeiras é a interação social com as demais crianças e adultos do seu convívio no dia a dia. Tendo em vista que este convívio social está restrito devido às atuais circunstâncias do COVID-19, necessitamos ainda mais da parceria das famílias e responsáveis para que possam fazer essa mediação junto às crianças, e não deixem de enviar o retorno das propostas, pois é nosso norte para pensarmos os passos a seguir de forma agradável e atrativa para nossas crianças.

As atividades lúdicas são extremamente importantes no aprendizado das crianças, pois são atividades que reúnem, interessam e exigem concentração das crianças. A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança consegue criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, enfim, aprender.

Através de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção. O brincar contribui para que a criança se torne um adulto eficiente e equilibrado. Além disso, as crianças aprendem muito mais se o conteúdo for apresentado em forma de jogos ou brincadeiras. Para o RCNEI (1998), o brincar apresenta-se por meio de várias categorias de experiências que são diferenciadas pelo tipo de material ou dos recursos utilizados. O brincar pode ser dividido em três modalidades básicas: brincar de faz-de-conta ou com papéis; brincar com materiais de construção e brincar com regras, os jogos.

Segue uma pesquisa sobre os jogos mais populares entre as crianças nesta faixa etária entre cinco e seis anos:

Quebra-cabeça (puzzle) e o jogo da memória constituem o acervo dos jogos educativos mais populares das escolas e também os mais procurados na hora de presentear uma criança. E sabe por que?

- Porque são excelentes recursos para ampliar o conhecimento e desenvolver habilidades necessárias para a aprendizagem da criança;

- Para ampliar conhecimentos (faz pensar sobre um assunto);

– Aprimorar a coordenação visomotora (preparação para a leitura e escrita);

– Desenvolver coordenação motora fina (escrita), criatividade, imaginação e paciência;

– Propiciar a socialização e trabalhar com a atenção, concentração, noção espacial, raciocínio lógico.

Por que brincar com o jogo da memória?

–Para desenvolver a escolha, confiança, autonomia, criatividade, atenção e concentração;

–Aprimorar a observação e a memorização;

–Treinar o pareamento e a relação de imagens;

–Perceber o posicionamento das peças no ato da organização do jogo (lateralidade).

Contudo, os jogos de regras auxiliam na socialização, a lidar com a frustração, em ter mais naturalidade nas relações com o perder e o ganhar, além do que, possibilita a cooperação e a superação do egocentrismo, requisitos fundamentais para viver em sociedade.

O teatro, os contos, as fabula são elementos para se trabalhar os jogos simbólicos, pois é nesta fase que a criança exterioriza todos os seus sentimentos, elas imitam as situações que são vivenciadas no seu dia-a-dia. A imaginação é fundamental para a realização destes jogos.

Vygotsky (1997) diz que “ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade”. Essa etapa é o que ele denomina de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que é quando a criança transita entre o Real e o Proximal, ou seja, entre o que ela já consegue realizar concretamente e o que está em processo de aprendizagem para vir a desenvolver. É também com esse jogo simbólico, do faz de conta que a criança exerce papéis sociais os quais sua idade e pouca habilidade não a permite realizar (ex: dirigir um carro, cozinhar usando fogo, amamentar um bebê entre outros).


Professoras: Lisiana Guedes, Lucilde Sacon, Nívea Feier, Mara Matzembacher.