Proposta 32

Olá crianças, olá família!

Como está a prática de Yoga? Já temos muitas posturas (asanas) para nos desafiar, brincar e nosso corpo e mente beneficiar.

Hoje vamos começar uma série de uma postura que não é dos elementos da natureza, mas também faz parte do Yoga, nos proporciona muitos benefícios e é bem divertido!

Quem nunca sonhou em ser um guerreiro? Agora nós vamos poder ser guerreiros defensores da natureza, da saúde, do bem estar... qual você irá escolher?

No Yoga a postura do guerreiro se chama Virabhadrasana.

PosturaguerreiroII.mov

O Virabhadrasana tem 3 posições para nós fazermos, vamos aprender a fazer elas uma de cada vez e depois escolher qual gostamos mais.

Hoje vamos aprender sobre o Virabhadrasana II, não está na sequência (I, II, III) por presenciar na prática com as crianças que o II é de mais simples execução.

A postura do guerreiro II proporciona vários benefícios, no nosso corpo ela fortalece as pernas e tornozelos, melhora a capacidade pulmonar por alongar a região do tórax, alonga também a região da virilha, pernas e tornozelos, estimula os órgãos abdominais (são vários! Estômago, fígado, intestino...), alivia desconforto/dor na região lombar, aumenta o equilíbrio e resistência corporal e tem fins terapêuticos para dor no ciático, osteoporose, “pé chato” e síndrome do túnel do carpo.

Como benefícios extras, o Virabhadrasana II melhora o foco, desenvolve força mental, a consciência e trabalha a capacidade de manter a calma sob pressão.

Para fazer o Virabhadrasana II – guerreiro II – precisamos:

  • Deixe os pés afastados em uma distância de 5 palmos e depois os braços estendidos, seguindo a linha dos ombros (como o início da estrela, lembram?);

  • Gire o pé esquerdo para fora até que ele fique perpendicular ao pé direito e flexione o joelho esquerdo até ele ficar na altura do tornozelo, formando quase um ângulo de 90 graus.

  • Para finalizar gire o pescoço para que você consiga olhar a mão esquerda por cima do braço estendido a frente.

  • Permaneça o máximo de tempo que conseguir e depois inverta (troque) o lado.

Obs: Não é recomendada para quem tem pressão alta, diarréia, problemas nos joelhos ou tornozelos. Em caso de desconforto no pescoço não gire a cabeça para olhar para a mão da frente. Mantenha a cabeça neutra, sem girar para olhar por cima do braço.

Você será qual guerreiro?

Namastê, Prof Flávia.