Proposta 31

Olá crianças, olá família!

Como está a brincadeira de Yoga? Tudo certo?

Vamos aprender outro bichinho que é muito fácil e relaxante, ele pode ser feito sozinho ou junto com a postura Padmasana (Flor de Lótus) que já aprendermos.

Respiracaoabelhayke.mov

Hoje não vamos aprender uma postura (asana), mas um exercício de respiração (pranayama) a respiração da abelha, que no Yoga se chama Bhramari Pranayama.

O Bhramari Pranayama tem vários benefícios, dentre eles a tonificação do nosso sistema respiratório, alivia tensões, alivia dores de cabeça, reduz a ansiedade, aumenta a concentração e memória, desenvolve a confiança e a percepção de nossos sentidos.

Para fazer a respiração da abelha é muito simples, o início é igual do da flor de lótus:

Sente em algum lugar confortável, onde você consiga ficar bastante tempo, pode ser até o chão.

Fique com a coluna ereta (reta), neste momento pode deixar as pernas estendidas (retas), depois flexione (dobre) uma perna, pegue no tornozelo desta perna e coloque o tornozelo em cima da coxa da perna que ainda está estendida (reta) mantendo a planta do pé (sola) para cima;

Faça o mesmo com a outra perna, ficando as 2 pernas com os tornozelos em cima das coxas e a planta do pé para cima;

Tente manter os joelhos (dobrados) o mais próximo do chão.

Obs.: Se esta posição de pernas for muito incomoda, podemos iniciar fazendo com a posição de “pernas de índio”.

Agora vamos posicionar nossas mãos, aqui fica diferente da flor de lótus:

Existe uma cartilagem (aquela voltinha molinha que liga o nosso ouvido a cabeça), pressione esta cartilagem levemente com os polegares até tampar o ouvido e repouse o restante dos dedos e palma da mão na região dos olhos (ele ficará fechado).

Por fim, inspiramos (puxamos o ar) pelo nariz, e ao expirar (soltar o ar) vamos fazer de lábios fechados e fazendo o som de uma abelhinha (hummmmmmmmm) até soltar todo o ar.

Fazemos por várias vezes, até ficarmos bem concentrados e relaxados. Depois podemos encerrar, ou baixar as mãos na postura da flor de lótus e continuar com esta respiração da abelha, agora na flor e meditar nela.

Então, vamos utilizar a respiração e relaxamos?

Namastê, Prof Flavia.