Proposta 36

Olá crianças, olá família!

Como está a pratica de Yoga? Conseguiram fazer nosso primeiro guerreiro?

Hoje vamos aprender o Guerreiro I ou Virabhadrasana I

PosturaGuerreiroI.mov

A postura do Guerreiro I proporciona vários benefícios como o guerreiro II que aprendemos, no nosso corpo ela fortalece as pernas e tornozelos, melhora a capacidade pulmonar por alongar a região do tórax, alonga também a região da virilha, pernas e tornozelos, estimula os órgãos abdominais (são vários! Estômago, fígado, intestino...), alivia desconforto/dor na região lombar, aumenta o equilíbrio e resistência corporal e tem fins terapêuticos para dor no ciático, osteoporose, “pé chato” e síndrome do túnel do carpo. Desenvolve força, resistência, habilidade, equilíbrio, agilidade e robustez.

Como benefícios extras, o Virabhadrasana I melhora o foco, desenvolve força mental, a consciência e trabalha a capacidade de manter a calma sob pressão. Ensina a encarar a vida de frente, com um coração aberto e honesto.

Como fazer o Virabhadrasana I - Guerreiro I :

  • Se você estiver fazendo a postura do Cachorro Olhando para Baixo é só trazer uma perna a frente entre os braços, girar um pouco para fora o pé da perna de trás, levantar o tronco com os braços ao lado em direção acima da cabeça e deixar o joelho da perna da frente flexionado (dobrado).

  • Para simplificar, vamos começar em pé e dar um passo de gigante bem retinho lá na frente. Deixa a perna da frente dobrada (joelho flexionado), cuide se a perna atrás está estendida e com todo o pé tocando o chão.

  • Gire um pouquinho o pé de trás para fora (bem pouco), erga os braços ao lado da cabeça lá em cima como se quisesse encostar no céu, olhe para frente e fique firme.

  • Variação: Algumas linhas de Yoga realizam essa postura com as mãos juntas, olhando-se para cima em direção aos polegares.

  • Permaneça o máximo de tempo que conseguir e depois inverta (troque) o lado.

Obs.: Não é recomendada para quem tem pressão alta, diarreia, problemas nos joelhos ou tornozelos. Pessoas com problemas no pescoço, devem manter a cabeça em posição neutra (olhar para frente) e não olhar para as mãos acima; Pessoas com problemas no ombro, devem manter os braços levantados paralelamente (ou pouquinho mais largo, para fora).

Você será qual guerreiro?

Namastê! Prof Flavia