Proposta 24

Olá galerinha, olá família!

Já temos algumas posturas bem legais de brincar, se desafiar e quem consegue ficar mais tempo sem desmontar? Ah, e qualquer um em casa pode praticar!

Hoje vamos aprender uma outra postura, as crianças gostam muito. Só cuidado, pois este bichinho a gente não pode ver de pertinho, só de brincadeirinha!


A postura (asana) que vamos fazer é a da cobra, e no Yoga ela se chama bhujangasana.

PosturaCobrayke.mov

É muito legal tentar imitar a cobra, mas assim como temos que ter cuidado com o bichinho, temos que ter alguns cuidados nesta postura.

Para as crianças só tomar o cuidado para elas não curvarem muito as costas para trás (ir até onde for confortável, e não passar da linha do umbigo), já para os grandinhos da família temos que ter cuidado se houver hiperlordose (aquela curvatura pra dentro da lombar), hipertensão (pressão alta) , se tiver hérnia de disco , síndrome do túnel do carpo e gravidez, nestes casos, prefira a pratica supervisionada por um profissional.



Nos benefícios para nosso corpo, ela proporciona flexibilidade e tonificação (firmeza) das costas, minimizando cifoses e escolioses , fortalece braços e ombros, estimula os órgãos digestivos melhorando a digestão.



Como benefício extra, proporciona um aumento da autoconfiança, coragem, melhora no humor e assim reduz o estresse.



Vamos iniciar?



Deite-se de barriga para baixo, com as pernas estendidas (retinhas), descanse a cabeça apoiando o queixo no chão e coloque as mãos ao lado do corpo na altura das axilas.

Inale (puxe o ar) mantendo o quadril no chão e levante o corpo (até no máximo a linha do umbigo), utilizando a ajuda das mãos que pressionam o solo.

Incline um pouquinho a cabeça para trás e para olhe para cima (pode fazer o barulho da cobra neste momento).

Exale (solte o ar) voltando suavemente para a posição inicial (a deitada estendida), se tiver feito o barulhinho da cobra volte soltando o pouco de ar que ficou.



Comece brincando de subir como cobra e descer para descansar; depois pode subir como cobra, se concentrar e ficar como cobra parada por 10 segundos.

Lembre-se de deixar as pernas alinhadas (retas uma ao lado da outra e cuidar para não doer as costas).

Então, vamos todos fazer este desafio? Quem consegue se transformar em uma poderosa cobra?

Namastê, prof Flavia.