umdialogoemsamariai

O dialogo em Samaria I

O diálogo descrito em João 4 contém pelo menos duas das mais importantes mensagens deixadas por Jesus na terra. O fato dêsse capítulo ser raramente analizado nas escolas dominicais e estudos bíblicos é nada menos do que surprendente.

A conversa entre a mulher Samaritana e o Senhor Jesus representa a situação entre Criador e criação na época: a separação, a distância que existia entre Deus e o ser humano. Esse distanciamento, causado pelo pecado de Adão, fez com que Deus se comunicasse com algumas poucas pessoas no meio do Seu povo. Profetas, reis e juízes na grande maioria, eram as pessoas com quem o Senhor se comunicava, através de sonhos, revelações, e algumas vêzes contato direto (e.g. Moisés). Uma das características mais interessantes dessa comunicação no tempo do Antigo Testamento é a prevalência da reciprocidade: um pecado cometido deveria ser pago com sacrifício, obediência precede prosperidade, gratidão com ofertas, enfim uma ação era sempre seguida por uma reação. Ao analizarmos sob essa perspectiva, podemos ver como a vinda de Jesus Cristo mudou essa situação……….

Na época que o Senhor Jesus encontrou a mulher samaritana, êsse diálogo era inconcebível: um homen Judeo conversar com uma mulher, e ainda mais uma samaritana ! Vemos aqui uma clara indicação que o Senhor já estava removendo a separação entre o Criador e a criação……

”És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado? (John 4:12) falou a mulher ao Senhor. Desde a manifestação original da Graça – Jesus Cristo na terra – o ser humano teve dificuldade em reconhecer que a obra de Deus no Novo Testamento é superior às leis e tradições. Éssa dificuldade permeia ainda hoje: quantas denominações que ainda hoje - dois mil anos depois da obra de Jesus - insistem em impor tradições e mandamentos sôbre o povo, negando o fato de que o Senhor transformou essa dinâmica. O povo de Deus tem que seguir avante, caminhando com Jesus Cristo, e não voltar para trás, donde o Senhor nos libertou.

A obra de Deus por Jesus Cristo é o apogeu de um longo trabalho de preparação do povo, através de leis, mandamentos, sacrifícios e cerimonial. Ao manifestar o Caminho, a Verdade e a Vida entre nós, Deus nos extendeu liberdade, graça, e o Espírito Santo. Retornar aos caminhos antigos só nos trás sofrimento e tristeza: “Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1:17).

Index