A Palavra de Deus é a inteira Biblia - I

Qual é o problema? 

Um dos problemas mais sérios de algumas denominações cristãs é a falta de conhecimento da Bíblia por seus membros. A responsabilidade de educar o povo Cristão recai sobre os ministérios das respectivas denominações. Um dos sintomas desse fenômeno é que mais e mais cristãos estão pesquisando a Bíblia, a Palavra de Deus, usa

ndo fontes externas às suas denominações principalmente na Internet. Entretanto, a existência dessas fontes externas não elimina a responsabilidade dos ministérios de cumprir com essa função junto às suas congregações. 

Qual é a solução? 

Qual seria a solução para esse problema? A Bíblia, uma vez mais, nos dá a resposta: pastores e anciães devem ter um profundo conhecimento das escrituras para ensinar a Palavra de Deus às suas congregações. Vejamos algumas referências da Bíblia sobre o assunto: 

a. Escrevendo a seu discípulo Timóteo, Paulo enfatizou: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça (2 Timóteo 3:16) 

b. Ao chegar a Roma o apóstolo Paulo “...pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum.” (Atos 28:31) 

c. Ensinando aos membros da igreja em Roma, “…a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10:17) 

d. O apóstolo Pedro, por sua vez, acrescentou ”... sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:20,21). 

O que é a Palavra de Deus? 

Desde Moisés os profetas do Antigo Testamento apresentaram a Palavra de Deus ao Seu povo por inspiração Divina. Posteriormente, o autor da carta aos Hebreus explicou: "Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho...” (Heb 1:1). Como o Senhor Jesus não escreveu nenhum livro do novo Testamento, pelo Espírito Santo Êle deu Sua palavra aos apóstolos. Uma vez mais, de acordo com o apóstolo Pedro “...para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos...” (2 Pedro 3:2). 

Conclusão 

1. A Palavra de Deus é a inteira Bíblia, e não está somente contida nela, como alegam algumas denominações. Se assim fosse, os pioneiros canônicos Cristãos já teriam diferenciado o que é Palavra de Deus (do que não é) no Santo Livro... Repetindo, “Toda a Escritura é inspirada por Deus…” (p/ 2 Timóteo 3:16)... e não somente parte da Escritura. 

2. O ministério das denominações Cristãs – pastores e presbíteros – deve ter um profundo conhecimento da Bíblia para: a. Ensinar os fundamentos bíblicos às suas congregações através de escolas dominicais, estudos do Antigo e Novo Testamentos, e b. Apresentar sermões e exortações em serviços regulares, com aplicação dos fundamentos bíblicos à vida e circunstâncias atuais. 

O processo de transmissão da Palavra de Deus aos seres humanos inclui revelação, inspiração, iluminação e preservação, pontos a serem apresentados em futuros artigos. 

Trinidad, 30 de Março de 2023 

Joel Spina