A Palavra de Deus e' a Biblia

A Palavra de Deus e a Bíblia - I

Um dos problemas mais sérios de algumas denominações Cristãs atuais é a falta de conhecimento da Bíblia. Essa responsabilidade recai sobre os ministérios de tais denominações. Um dos sintomas de tal fenômeno é que mais e mais cristãos estão procurando, pesquisando a Bíblia em fontes externas as suas denominações, quando a fonte principal de tal conhecimento reside em suas igrejas. Um problema ainda maior é que grupos de cristãos que tem pouco conhecimento da Bíblia estão levantando pastores e anciães que também possuem limitado conhecimento da Palavra de Deus.

Qual seria a solução para esse problema? É relativamente simples e direta: evangelistas, pastores, anciães e todos que ensinam na igreja devem aprender e ensinar os ouvintes “...acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Judas 1:3).

  • Como explicado pelo apostolo Pedro”... sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:20,21). Em outras palavras, os profetas do Antigo Testamento apresentaram a Palavra de Deus ao Seu povo.

  • Posteriormente, “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho,...” (Hebreus 1:1) Como o Senhor Jesus não escreveu nenhum livro do novo Testamento, Ele deu Sua palavra aos apóstolos. Uma vez mais, de acordo com o apostolo Pedro “...para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos...” (2 Pedro 3:2).

A Palavra de Deus é a Bíblia que, por inspiração Divina, foi revelada aos profetas e apóstolos. O processo de transmissão da Palavra de Deus aos seres humanos inclui revelação, inspiração, iluminação e preservação, pontos a serem apresentados nos próximos artigos.