Salvação

Salvação é um dos conceitos mais importantes para o crente, mas também um dos mais incompreendidos. Dicionários modernos explicam que salvação é o ato de salvar ou proteger de riscos, perda, destruição ou dano, e mais especificamente em teologia, livramento do poder e da pena do pecado; redenção. Como sinônimos de salvação encontramos as palavras conservação, emancipação, preservação, redenção, libertação, e isenção.

Neste artigo, e nos seguintes, explicaremos em detalhes o que é salvação, e o que ela involve. A primeira pergunta é como se pode receber salvação, e o que não proporciona salvação?

Salvação somente pode ser obtida através de fé em Jesus Cristo: “…Crê no Senhor Jesus e serás salvo…” (Atos 16:31). Fé é o ato de crer, mas o crer que transforma uma vida. Crer em Cristo Jesus significa que uma pessoa aceita que Jesus, sendo verdadeiro Deus, veio à terra, pagou pelos nossos pecados na cruz, ressuscitou, e está sentado a destra de Deus intercedendo por nós. Essa crença deve ter um carater voluntário e sincero. O resultado desta fé em nossas vidas é abrangente, sublime, e involve várias características que exigem uma análise detalhada.

Salvação é recebida por graça, isto é, de graça, sem pagamento ou retribuição pela pessoa: “Porque pela graça sois salvos…” (Efe 2:8). Boas obras, obedecer a lei, o batismo, ser bons para os outros, nenhuma dessas ações proporciona salvação. Na epístola de Paulo aos Gálatas 2:16 lemos: “Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada” (Veja também Efe 2:8-9, I Cor 1:17).

Salvação tampouco pode ser perdida. Da mesma forma que não há nada que o homem possa fazer para merecer a salvação, não há nada que êle pode fazer para perde-la. Em reação a esta doutrina, muitos podem contestar “…então uma pessoa só tem que acreditar em Jesus Cristo, e continuando a viver em pecado, corrupção, perversão, um dia essa pessoa estará nos céus com Deus?” A palavra de Deus explica esta situação. Em Mateus 7 o Senhor Jesus disse: “22Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci…” Note bem que o Senhor não falou “Eu vos conhecia, e agora não conheco mais…” Esta passage demonstra que essas pessoas nunca foram salvas.

A continuar…