Sobre a necessidade de estudarmos a Biblia

Por incrível que pareça, ainda há denominações Cristãs que exortam seus membros a não estudarem a Biblia. A razão que alegam para essa instrução totalmente errônea é baseada num verso encontrado em II Coríntians 3:6, “…porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (JFAA). Essa interpretação é usada totalmente fora de contexto pois implica que as Escrituras matam pessoas… Numa extensão natural dessa falsa doutrina, os ministros de tais denominações interpretam a leitura da Biblia de acordo com seu próprio entendimento. Como a maioria dos ministros dessas denominações também não estudam a Biblia (por ignorância, preguiça, ou ambos), a maioria do povo não é instruída nas Escrituras, como somos ensinados.

Examinemos alguns versos que nos direcionam nêsse importante tópico:

1. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17, JFAA);

2. “Respondeu-lhes Jesus: Porventura não errais vós em razão de não compreenderdes as Escrituras nem o poder de Deus?” (Marcos 12:24, JFAA);

3. “E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?” (Lucas 24:32, JFAA);

4. “Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras,” Atos 17:2, JFAA);

5. “…Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo” (Atos 18:28, JFAA);

6. “Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15:4, JFAA).

Como podemos ver nêsses versos, as Escrituras instruem, corrigim, treinam os crentes à justica, nos dá esperança, consolação, e principalmente, demonstra que Jesus foi o Cristo de Deus. Como pode o cristão não se interessar em estudar a Biblia? Todo crente deve estudar a Biblia, dentro e fora do templo.

Se examinarmos a história do Cristianismo, encontraremos um importante precedente a essa indesejavel situação que essas denominações atravessam. Quando a Igreja Católica cresceu exponencialmente durante a Idade Média, houve necessidade de se apontar ministros para presidirem os serviços nas novas localidades, a maioria em vilarejos agrícolas ou pesqueiros. Infelizmente nessa época o grau de alfabetização dessa população, incluindo dos novos ministros, era próxima a zero. Em consequencia, a maior parte da instrução aos novos crentes era dada através de contos e tradições passadas verbalmente, de geração a geração, e não atraves de estudo biblico. Como a maioria dêsses ministros possuiam pouquissimo conhecimento que edificasse o povo espiritualmente, se iniciou a introdução de novos costumes nas igrejas: apresentação de imagens, pinturas e esculturas, cantar de musicas populares, rezas repetitivas, etc. Essas atividades foram introduzidas não somente pelos ministros, mas principalmente pelo povo, com aprovação dos primeiros. De alguma forma o povo tinha que ser mantido e distraido na igreja por uma a duas horas…Como resultado dessas atividades, se introduziu a idolatria, leitura de literatura mais simples e rudimentar nos serviços, incluindo catequismos, decoração exagerada dos templos, procissões nas casas de oração. Que novidades se estão trazendo às igrejas de hoje, cura em série, manifestações estranhas e confusão, testemunhos fantásticos, orações intermináveis?

Ao examinarmos uma das poucas passagens onde o Senhor Jesus instruiu o povo sôbre as funções do templo, encontramos ‘’…e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores’’ (Marcos 11:17, JFAA). Vemos por essa resposta duas funções principais: aprender e orar. Estudar e aprender as Escrituras – sendo continuamente lembrados do exemplo deixado por Jesus Cristo, e nos apresentando em oração em conjunto (congregação), essas são as funções dessas casas. Infelizmente muitos dêsse lugares se tornaram mercados de barganha, onde uma grande parte do povo frequenta na ilusão de que com sacrifícios – e aparência de santidade – alcançariam favores de Deus……..

P.S. Sôbre II Coríntios 3:6 mencionado acima, “…porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (JFAA), o apóstolo Paulo explicava que a salvação trazida por Jesus Cristo aos homens é superior a Lei do Antigo Testamento. Se considerarmos que dois dos maiores servos de Deus no Antigo Testamento, Moisés e Davi, pela Lei ambos seriam condenados, e em verdade condenados a morte pelos seus pecados…

Nenhum ser humano pode ser salvo pela Lei. Por outro lado, todo aquele que crer em Jesus Cristo, através da fé que o Espírito Santo nos tráz, será salvo.