12a. Salvação e Reconciliação

Salvação e Reconciliação

Uma das bênçãos que vem com a salvação é a reconciliação. "Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." (Rom 5:10, ARC)

Reconciliação significa a mudança de um estado de total inimizade (guerra) a um estado de amizade e de paz entre Deus e nós. A palavra grega usada nestas passagens é allasso, que significa alterar, trocar uma coisa por outra, transformar.

Tal transformação reflete o fato de que a humanidade estava em guerra com Deus (Rom 5:10) e agora os salvos estão em paz com Ele (Col 1:20-22). Isso não significa que Deus estava em falha nessa inimizade entre Ele e o homem. Foi o homem que falhou e que se rebelou contra Deus através das ações de Adão e Eva. Deus - no seu infinito amor e compaixão - tomou a iniciativa de reconciliação ao oferecer o supremo sacrifício: Jesus na cruz. Essa iniciativa de Deus demonstra que qualquer sacrifício iniciado pelo homem não seria suficiente para restabelecer a paz. Além disso, com essa reconciliação ele deixa para nós um exemplo de como lidar com outras pessoas. Cabe a nós aceitarmos e compreendermos esta reconciliação iniciada por Deus através de Jesus Cristo, e também procurarmos sempre a restauração de qualquer infracção cometida contra outros, como embaixadores de Cristo (2 Cor 5:20). A responsabilidade de reconciliação reside sempre com o crente de mais entendimento, de maior maturidade espiritual.

A reconciliação inclui muitas bênçãos para o crente:

1. Os salvos tem paz com Deus (Rom 5:1);

2. A segurança e a garantia de salvação para o crente são reafirmadas pela reconciliação; se Cristo estava disposto a oferecer a si mesmo em sacrifício por nós quando éramos inimigos, muito mais Ele intercede por nós agora que somos seus amigos e filhos de Deus (Rom 5:10);

3. O salvo tem paz com outros que também estão reconciliados com Deus, e agora somos todos embaixadores de Cristo (2 Cor 5:20, Mt 5:9);

4. Agora podemos antecipar que Deus reconciliará a si todas as coisas, e porque não somos mais inimigos, os salvos nunca enfrentarão a ira de Deus (Rom 5:9, 1 Tess 1:10; 5:9).

Índice