Existe uma contradição entre Paulo e Tiago?

Ao estudarmos a epístola de Tiago, nos deparamos com a importancia que o apóstolo atribuiu às obras, concernente à salvação. Paulo, por outro lado, ensina que fé é o elemento essencial para a salvação. Qual dos dois apóstolos está correto?

No capítulo 2 da sua epístola, Tiago pergunta “..Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?...e após adicionar um exemplo prático ao seu ensinamento, conclui o verso 17 “Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma” (Tiago 2:14-17, João Ferreira de Almeida Atualizada). A conclusão do capítulo explica: “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:27, JFAA).

A enfase que Paulo aplica à fé aparece em Efésios: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9, JFAA), e em várias outras cartas, como em Romanos 3:37, Romanos 4:1-6, Romanos 5:1, and Gálatas 2:16-21.

Essa aparente contradição é explicada pelo contexto que se aplica a cada carta escrita pelos respectivos apóstolos. Tiago (meio-irmão de Jesus, e não “um dos 12”) escreveu sua epístola aos membros da igreja Cristã recentemente formada em Jerusalem. A maioria dos membros dessa congregação havia sido dispersa pela perseguição dos judeus aos cristãos (inclusive os movimentos organizados por Paulo, fariseu), e agora viviam em outras cidades e regiões, escondidos como judeus, devido a sua ascendência. Êsses cristãos já haviam crido e sido salvos pela fé, e agora necessitavam serem exortados a colocarem a fé em prática. Não deveriam comprometer a fé recebida, especialmente nessa época de perseguição e dispersão. Era tempo de demonstrar aos homens que êles criam em Jesus, através de suas obras.

Paulo escreveu suas cartas a grupos que estavam começando a crer em Cristo. Os ensinamentos que dava eram para estabelecer a base da doutrina Cristã, especialmente a doutrina de salvação pela graça através unicamente da fé em Cristo.

Se Paulo ensinava aos novos crentes da Asia que somente a fé salva, Tiago lembrava aos crentes de Jerusalem que fé que salva não é isolada. A genuina fé em Cristo é sempre seguida de boas obras.

Não há contradição entre Tiago e Paulo, mostrando uma vez mais a consistência da Palavra de Deus…

Indice