Criacao - Genesis 4 -1 a 12 port

Add Headings and they will appear in your table of contents.

Genesis 4:1-2

Genesis significa início, princípio, e neste capítulo vemos o primeiro nascimento de um ser humano. Que momento emocionante para Adão e Eva ao presenciar o nascimento de uma nova vida, especialmente ao se considerar que pecado já havia originado a morte. Apesar do êrro funesto que tinham cometido, o Senhor continuou a trabalhar em suas vidas. Eva reconheceu essa obra maravilhosa ao declarar “Alcancei do Senhor um varão”, após o nascimento de Caim.

Genesis 4:3-5a

Nestes versos se registra o primeiro serviço de adoração. Adoração a Deus é uma forma de reconhecermos a Êle como um ser maior do que nós, superior a tudo que temos, e acima de tudo que valorizamos. Nos dias de hoje adoramos a Deus com o nosso tempo, recursos, e palavras de louvor. Como Caim e Abel viveram numa cultura agrária, a forma de adoração que adotaram era através de ofertas do que produziam, e do que cuidavam. Vemos nesta passagem que ambos se apresentam em adoração, mas só um deles alcançou a atenção de Deus. Porque a oferta de Abel teria agradado a Deus, e a de Caim nãoXX. Caim ofereceu alguns frutos da terra que êle tinha cultivado, mas a oferta de Abel era composta das ovelhas primogênitas, e das mais gordas. Abel ofereceu o primeiro e a excelência do que produziu. Caim ofereceu alguns frutos, e de qualidade não descrita. O problema de Caim foi um de atitude perante Deus.

Genesis 4:5b-7

Caim se irou e se entristeceu, primeiro com a reação de Deus, e depois com Abel. Apesar da ira de Caim, o Senhor demonstra misericórdia a ele. O Criador dos céus e da terra, poderoso para instantaneamente eliminar essa situação e a Caim, oferece uma segunda oportunidade ao homem. Ao mesmo tempo faz entender a Caim que tudo depende de uma decisão sua: modificar a sua postura perante Deus, ou continuar a ceder ao pecado, e arcar com as consequências.

Genesis 4:8

Tomado pelo ciúme, Caim mata a seu irmão Abel. Esse ato de Caim da prosseguimento, na verdade expande a rota do pecado. Ao invés dos irmãos levarem avante a benção que Deus sobre êles derramava, o primeiro homicídio entre seres humanos foi gerado. Vemos também que Caim se conduziu de forma semelhante a seus pais, principalmente na sua reação ao pecado.

Genesis 4:9-12

O caminho que Caim seguiu o levou a uma condição indesejável, o distanciando da presença do Criador. Ao faze-lo, Caim se comportou da mesma forma que seus pais. Assim como eles, Caim se colocou no lugar de Deus, ao tomar decisões de vida e morte. Semelhante a Adão e Eva, Deus questionou a Caim, e deu-lhe uma alternativa para resolver o problema. Como Adão e Eva, Caim tentou fugir da sua responsabilidade; ao alegar ignorância, demonstrou a arrogância e tolice da nossa natureza carnal. O fato de seus pais haverem errado de forma semelhante não isenta o pecado de Caim. A êle também foi apresentada uma escolha, e ele preferiu permanecer no êrro. Ao examinarmos o pecado de Caim e o seu afastamento do Jardim do Edem, podemos relacionar esses fatos com situações que encontramos em nossas vidas.

Pontos Chaves:

Eu recebo a Deus, mas nos meus termos: Ao invés de nos aproximarmos a Deus, a propensão do ser humano (fora do Jardim do Edem) é querer que Deus venha a nós, de acordo com o nosso pensamento. Caim expressa êsse fato de forma dramática e óbvia, mas nós também podemos cair nessa situação, de várias formas:

· Rotina Religiosa: O ser humano tende a ser levado pela corrente do ritual, cerimonia, e aparência, mas Deus requer um relacionamento direto com cada um. Ele exige o nosso coração;

· Oferecimento das sobras: É difícil para o ser humano renunciar as coisas que lhe são mais caras, mas quando retemos o que mais valorizamos, estamos confessando que não confiamos em Deus, e no Seu plano em nossas vidas;

· Obediência “Dim Sum”: Dim Sum é um tipo de cozinha chinesa, onde os clientes escolhem, dentre uma farta mesa, os pratos que querem comer. Frequentemente nos comportamos dessa maneira quanto à obediência a Deus, quando obedecemos os pontos que nos agradam, e ignoramos os que não nos interessa. Quando assim fazemos, estamos nos colocando no lugar de Deus.

Confiemos na vontade de Deus, ao invés da nossa: O Senhor Jesus estabeleceu o caminho para nós. Êle nos dá força e entendimento para vivermos uma vida que nunca poderemos alcançar por nós mesmos.

Indice