Criacao - Genesis 2 - 3 Varios

Genesis 2 – 3 (Passagens)

Genesis 2: 16-17

Deus estende uma imensa liberdade ao homem no jardim. Ele pode comer os frutos de qualquer árvore, de graça, e quanto quiser. Mas junto a essa liberdade veio um mandamento “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás”. O Senhor também informou ao homem a consequência de desobedecer a esse mandamento. Deus sempre nos prove com abundância, e coloca limitações para o nosso próprio bem. Até então, somente essa proibição tinha sido dada a Adão, uma somente. Êle foi também foi informado das consequências de decisões certas e erradas.

Genesis 3: 1-3

Com essa pergunta inicial do diabo a Eva, ele começa a criar dúvidas sobre as palavras que ela tinha recebido de Deus. O inimigo sugere que Eva não se estava lembrando da mensagem, ou que ela não a tivesse entendido. Ele começa a tenta-la minando a sua confiança em Deus e, com astúcia, plantando sementes de dúvida sobre o que é certo e errado.

Genesis 3: 4-6

O diabo nega o que Deus tinha falado, e conta a Eva que algo de bom acontecerá se ela comer do fruto. Esse é o fundamento da tentação Ç duvidar da verdade e da bondade de Deus. O pecado aparenta ser muito bom no momento, caso contrário seriamos repudiados por êle. Eva decide dar ouvidos ao diabo, e não a Deus. Ela teve a impressão que podia comer do fruto, lhe parecia bom, e a ajudaria a ganhar conhecimento, então comeu. Ela também deu do fruto ao esposo que a acompanhava, e Adão também comeu do fruto. Ao invés de confiar que Deus dá do melhor aos seus, escolheram outra direção. O diabo quer nos separar de Deus, e estabelecer uma dependência nele.

Genesis 3: 7-11

Pela primeira vez, Adão e Eva tem vergonha da sua nudez, sentiram-se desonrados. Tentaram cobrir seus corpos, e quando ouviram o Senhor se aproximar, se esconderam dele. Quando pecamos, uma de nossas tendências é nos afastarmos de Deus, mesmo que Êle queira nos estender o seu perdão e sua Graça.

Genesis 3: 12-13

Adão confessa que ele comeu da árvore proibida, mas culpa a Eva, e indiretamente a Deus. Eva procede da mesma forma, confessando que ela comeu do fruto enganada pela serpente. Interessante como nós temos a capacidade de inicialmente racionalizar o pecado, só para, depois de o termos cometido, arranjarmos desculpas tentando nos encobrir. Só então Adão e Eva reconheceram o grave êrro que tinham cometido.

Pontos Chaves

Permaneça na confiança de Deus, e não ceda a tentação.

Fuja da tentação ao invés de tentar combate-la.

Lembre-se que consequências sempre virão.

Se deixar que o pecado te transforme em um tôlo, não permita que a vergonha acentue a tolice ainda mais.

Indice