Sobre o Batismo

Sobre o Batismo

Nêste tópico discutiremos um dos sacramentos mais importantes do cristianismo, o batismo. Ainda que há várias ilustrações de batismo – água, fogo, e morte (veja Lucas 12 : 49-51 et al), nos limitaremos aqui, ao batismo de águas.

O batismo de águas foi instituido por João Batista em obediência ao Senhor, e em cumprimento a profecias (Mateus 3, Isaias 40:3). Êste batismo (benção solene, iniciação religiosa) era um batismo de arrependimento e de renovação para os judeus, em preparação para a vinda do Salvador ao povo. O Senhor mesmo foi batizado por João Batista, ainda que não tinha pecados, e nada do que se arrepender. Falaremos sôbre o objetivo dêsse batismo mais tarde.

O Senhor mais tarde instituiu o batismo que os cristãos adotaram: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mateus 28:19). O batismo instruído pelo Senhor Jesus é uma cerimônia que deve ser realizada após o recebimento do dom da fé pela pessoa. Êsse dom da fé é o que nos faz crer que Jesus é o filho de Deus, vindo à terra para pagar por nossos pecados, e nos resgatar da condenação.

A salvação vem pela fé. O batismo é uma cerimônia demonstrando que a pessoa creu e aceitou a Jesus como seu Salvador pessoal. O batismo em si não salva, mas é um ato que demonstra o reconhecimento e a aceitação da salvação pelo ser humano. O recebimento da fé e essa aceitação são atos pessoais. A decisão de se batizar deve também ser pessoal, individual.

Isto mostra claramente que o único prerequisito para uma pessoa ser batizada é o entender a obra de Deus por Jesus Cristo em sua vida, e aceita-la, uma vez mais, pela fé. Nenhuma condição humana, circunstância, ou posição social pode impedir a obra de salvação, e consequentemente, de uma pessoa se batizar. Também mostra que essa pessoa deve ter consciência, seriedade e entendimento dessa obra, do carater da fé, e da magnitude da misericórdia de Deus.

Algumas denominações cristãs adotam o batismo de crianças recém nascidas. Êsse costume óbviamente vai contra o fundamento deixado por Jesus Cristo. Outras permitem o batismo de crianças de 12 anos, ás vezes até mais cedo. Baseiam-se no fato de que o Senhor Jesus com 12 anos de idade foi encontrado " ….no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os". (Lucas 2: 41 – 52). Outrossim, essas denominações se olvidam que o Senhor Jesus mesmo foi batizado somente com 30 anos de idade…..Quanto ao objetivo dêsse batismo – do Senhor Jesus - só pode ser explicado como uma oportunidade para que o exemplo fosse deixado para nós.

Dai pode surgir a pergunta “…e qual é o problema em se batizar crianças ?…“ Respondo a esta demanda em duas partes :

1. O fundamento dêste sacramento deixado por Jesus Cristo é bem claro : a pessoa tem que entender e aceitar o dom da fé. “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado“(Marcos 16:16). Êste processo não é trivial, requer consciência e entendimento maduro. A sociedade não permite que crianças votem, dirijam um automóvel, ou que tomem outras decisões materiais, temporais até que completem 18 anos de idade, e no entanto algumas denominações permitem que jovens venham a tomar êsse passo importante, com sérias consequências a suas vidas espirituais, em idade tão tenra. O batismo é para gente adulta, com maturidade.

2. Quantas pessoas que se batizaram na sua infância, baseado em entusiasmo, pressão de familiares ou amigos, imitação, ou simplesmente porque podiam….eventualmente pecam, e não tendo o devido entendimento (objeto de outro tópico) sentem-se condenados, que nunca receberão vida eterna, e excluídos do corpo de Jesus para sempre….Os que conhecem a graça de Deus sabem como essa situação é totalmente errônea, e como essa falta de entendimento afeta negativa, e desnecessariamente, a vida de tantas pessoas.

O batismo instituido pelo Senhor Jesus é um dos mais importantes sacramentos para o cristão. Deve ser celebrado em obediência aos fundamentos deixados por Jesus nesta terra. Deve ser livremente extendido aos adultos que tem capacidade de crer e aceitar ao Senhor como Salvador pessoal. Nenhuma outra condição – legal, social ou outra maneira – deve impedir que uma pessoa seja batizada. A salvação por Jeus Cristo e a misericórdia de Deus se sobrepõem a qualquer condição humana.

Index