Introdução
Podemos dividir o sistema solar em interior e exterior.
O sistema solar interior é formado pelos planetas rochosos ou telúricos. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte.
Já o sistema solar exterior, por sua vez, onde encontramos planetas gasosos ou jovianos. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Breve Histórico dos Planetas
Há muito que os planetas são reconhecidos e observados pela humanidade. Ainda na antigüidade, o povo da Babilônia (cerca de 3500 a.C.) já sabia reconhecer os cinco planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Os babilônicos conseguiam reconhecer esses astros por dois motivos principais: brilho e movimento. O brilho dos planetas (que nada mais é do que a luz solar refletida, tal como ocorre com a Lua), na maior parte das vezes, difere do brilho das estrelas pelo fato de não cintilar. Se você prestar atenção, notará que o brilho dos planetas é "fixo" enquanto que as estrelas cintilam. Além disso, o movimento dos planetas também não é semelhante ao das estrelas: enquanto as estrelas movimentam-se (aparentemente, é claro) sempre em grupos, acompanhando suas constelações, os planetas parecem se deslocar por conta própria pelo céu, passando por diversas constelações ao longo do ano. Devido a isso os antigos passaram a distinguir as estrelas dos planetas. A palavra planeta é de origem grega e significa "andarilho", "errante", pois refere-se aos astros que, para os antigos, moviam-se como errantes pelo céu.
Mas e os nomes dos planetas? Qual seria sua origem? Bem, os povos antigos acreditavam que seus mitos, suas crenças e outros aspectos de sua cultura estavam representados no céu pelas constelações, pelas estrelas, pelo Sol, pela Lua e, é claro, pelos planetas. Desse modo os planetas foram nomeados pelos antigos de acordo com seus deuses. Assim, o povo grego associou cada um dos cinco planetas visíveis a olho nu a um determinado deus. Esses nomes eram, obviamente, de origem grega mas foram, depois de algum tempo, substituídos por nomes romanos, derivados do latim. É por isso que os planetas recebem atualmente nomes latinos. Observe a tabela abaixo:
Os demais planetas foram descobertos recentemente por meio de telescópios, mas também receberam nomes de deuses em homenagem às civilizações antigas:
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
ATLAS VISUAIS - UNIVERSO. Círculo do Livro
Introdução à Astronomia e Astrofísica. INPE. São José dos Campos, 2001.
MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. O Livro de Ouro do Universo. Ediouro. Rio de Janeiro, 2001.