Devido ao movimento de translação da Terra em torno do Sol, vemos regiões diferentes da esfera celeste ao longo do ano. Com isso, a configuração do céu se modifica lentamente e, a cada estação, somos apresentados a algumas constelações que não eram visíveis no céu noturno da estação anterior. Por isso é importante utilizar cartas celestes específicas para os diferentes meses do ano. Para obter maior precisão, o ideal é possuir uma carta celeste criada para a data específica da observação em determinada faixa de horário (veja o link Mapa Celeste Interativo e crie sua própria carta para a localização, data e o horário que desejar).
As estações do ano
A esfera celeste
(http://astronomy.starrynight.com)
As estações do ano iniciam-se em datas e horários específicos do ano. O início do verão ou do inverno é chamado de solstício, pois, devido à translação e à inclinação do eixo da Terra, tem-se a impressão de que o Sol para de realizar seu movimento aparente em determinada direção sobre o horizonte. A palavra solstício deriva do latim e significa literalmente parada do Sol.
O início do outono ou da primavera recebe o nome de equinócio, palavra também derivada do latim que significa períodos iguais. Apenas nessas datas o dia e a noite têm a mesma direção e o Sol é visto nascer e se por exatamente sobre o leste ou oeste. Como podemos observar na figura acima, os equinócios do outono e da primavera correspondem aos momentos em que a eclíptica (plano da órbita da Terra) cruza o equador celeste.
O céu de cada estação no hemisfério sul
Outono
Primavera
Inverno
Verão