Como já deve ser de seu conhecimento, o sistema solar é composto por uma estrela central (o Sol) ao redor do qual orbitam os planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Entretanto, além do Sol e dos nove planetas citados, encontramos também satélites naturais, asteróides e cometas.
Antes, porém, de tratarmos da composição de nosso sistema solar e de suas origens, vamos refletir um pouco sobre sua localização em nossa galáxia, a Via Láctea.
Nosso "endereço" na galáxia
É dentro da galáxia da Via Láctea, apenas uma dentre aproximadamente 125 bilhões de outras, que se localiza o Sistema Solar onde vivemos. Mas, afinal, em que região da galáxia estamos situados?
Fonte: NASA/JPL.
Muitos imaginam que o sistema solar está no centro luminoso da Via Láctea, mas enganam-se. Na verdade, estamos localizados a cerca de 26 mil anos-luz de distância do núcleo de nossa galáxia (um ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano e corresponde a 9,6 trilhões de quilômetros). O diâmetro da Via Láctea é de aproximadamente 100 mil anos-luz. Isso significa que a luz, que viaja a 300.000 Km/s, leva 100 mil anos para atravessar a galáxia! O Sol localiza-se em um dos braços de nossa galáxia, o qual recebe o nome de Braço de Órion.