Galáxias são conjuntos de estrelas, nebulosas, gases e poeira interestelares onde podemos encontrar também os sistemas planetários. A galáxia em que se localiza nosso sistema solar é a galáxia da Via Láctea, assim chamada porque em noites limpas podemos ver uma faixa de milhares de estrelas que se assemelha a uma mancha leitosa.
Calcula-se que possam existir mais de 125 bilhões de galáxias no universo, cada uma contendo bilhões de estrelas.
História
Apenas recentemente a humanidade tomou conhecimento da existência das galáxias. Ainda no século XVIII, os astrônomos chamavam de nebulosas todos os corpos celestes de aparência difusa encontrados entre as estrelas. Assim, durante vários séculos, as galáxias foram confundidas com nebulosas.
Cronologia
Descoberta de Hubble
Identificando uma estrela Cefeida na galáxia de Andrômeda, Hubble conseguiu determinar a distância entre essa galáxia e a Via Láctea. O valor obtido com esse cálculo foi de 2,2 milhões de anos-luz. Como o diâmetro de nossa galáxia é de apenas 100 mil A.L., ficou comprovado que a “nebulosa” de Andrômeda era, na verdade, outra galáxia!
Galáxia de Andrômeda (Fonte: NASA)
Uma curiosidade sobre essa galáxia é que, mesmo localizada a 2,2 milhôes de anos-luz, sua gravidade é suficiente para atrair a Via Láctea, o que, num futuro distante, resultará na colisão de ambas.
Origem
Acredita-se que as primeiras galáxias tenham se formado entre 1 milhão e 1 bilhão de anos após o Big Bang.
Provavelmente, a formação das galáxias foi possível graças a diferenças na densidade de matéria no universo primitivo.
Imagens da radiação de fundo cósmico indicam pequenas diferenças de temperatura entre as diversas regiões do espaço. Onde a temperatura se mostra mais elevada, a densidade é maior. No universo primitivo, quando ainda não existiam galáxias, o universo era preenchido por gás hidrogênio e hélio (gás primordial). Como a matéria não estava distribuída de maneira uniforme pelo espaço, havia regiões onde os materiais encontravam-se mais concentrados.
Acredita-se que as galáxias tiveram origem nessas áreas, pois era lá que a força gravitacional era intensa o suficiente para atrair cada vez mais materiais que, mais tarde, formariam as protogaláxias.
Tipos
Os tipos principais de galáxias conhecidas são:
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
ATLAS VISUAIS - UNIVERSO. Círculo do Livro.
Introdução à Astronomia e Astrofísica. INPE. São José dos Campos, 2001.
MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. O Livro de Ouro do Universo. Ediouro. Rio de Janeiro, 2001.