"Muitos dos desenvolvimentos da sociologia na atualidade encontram em Georg Simmel a sua inspiração. Aparece como um precursor do existencialismo, ao evidenciar a filosofia da vida. Pode ser ainda considerado como um »








Neste seu quarto registro - uma ficção que mescla os gêneros erótico e fantástico -, Danyel Guerra desafia  o leitor a entrar no quarto das adolescentes Maria Ana e Daniana e enovela uma onírica estória de amor e desamor, num cenário de caos e delírio, onde a pintura flamejante de Gustav Klimt refulge como (...) »








"Venho dizer-vos que não tenho medo... A verdade é mais forte que as algemas..."

Nunca um cantor tão legitimamente se apropriou dos versos de um poeta para tão »








Artur, Tristão e o Graal é uma tentativa de reconstituição da génese do ciclo de textos em que se integra a Demanda do Santo Graal.

Produzido em França durante o segundo quartel do séc. XIII »







O que há de comum entre a ecologia, o sistema económico, a empresa, a cidade, o organismo, a célula?

Nada, se nos contentarmos em os examinar com o instrumento habitual do conhecimento, o método analítico. (...) »






 


Pode o sociólogo compreender obectivamente o mundo no qual está envolvido e do qual é parte activa? Como reconstruir a especificidade do discurso socioógico dando-lhe, em simultâneo, a dimensão temporal e existêncial? Quais as suas relações com os poderes instituídos, e o que esperam (...) »









O Islão está na ordem do dia. no entanto o que o leitor português conhece do Islão são uns estereótipos escolares ou difundidos pela propaganda.

Em que se distingue o Corão do Evangelho? O sistema criado por Mohamed reproduziu-se sem (...) »









Os cantares polifónicos femininos, executados na região do Baixo Minho, permanecem um dos géneros musicais menos conhecidos da música tradicional portuguesa.

Estes coros de mulheres (...) »








12 Blocos A6 com argolas no topo e 50 folhas lisas. Capa dura com imagem de cada um dos signos do Zodíaco. (...)






Entendemos por consciência histórica o privilégio do homem moderno: ter plena consciência da historicidade de todo o presente e da relatividade de todas as opiniões. A aparição de uma tomada de consciência histórica é, possivelmente, a mais importante revolução porque passámos (...) »








Guia Prático das Comunicações Formais. Correspondência Comercial e Administrativa

Neste curto e atraente livro, Immanuel Wallerstein oferece-nos a condensação das ideias centrais do seu importante estudo sobre o capitalismo como uma entidade histórica integrada: "O Sistema Mundial Moderno". (...) »








Esta obra representa um estudo criterioso do fenómeno do rumor, que tem sido desvalorizado pelo senso comum e por psicólogos sociais de pendor positivista.

O autor analisa o rumor como um meio de comunicação informal que gera explicações convincentes para uma situação, a partir (...) »

 






















“Quero começar por sublinhar a importância do tema que foi escolhido, a saber a relação entre os conceitos de linhagem e de legitimação. Tem sido um tema »









“Como são ridículos os ministros das Finanças. (…) Tenho talvez algumas provas guardadas que verificam e comprovam tudo isto. De facto guardei algumas delas que seleccionei dos artigos de opinião de António Sousa Franco publicadas no Diário de Notícias »








Os direitos humanos possuem, nas sociedades democráticas da actualidade, uma centralidade no que concerne tanto a legitimidade dos Estados como as formas de vida das populações.

A análise do processo da sua instituição ajuda a compreender »







Este estudo reflecte sobre a doença religiosa tal como é concebida pelos produtores e consumidores implicados nos processos terapêuticos preconizados por um tipo de medicina tradicional, não empírica.

Descreve o que se passa e o (...) »







Filósofo que ocupa um lugar de destaque no panorama do pensamento francês do séc. XX, apresenta-nos um retrato fascinante de François Chatelêt:

"François Châtelet nunca deixou de viver próximo da música. Ele opunha-se à ideia que ela (...) »







 


Estudo monográfico sobre uma das mais típicas comunidades piscatórias portuguesas. Dividido em duas áreas. A primeira é uma análise histórica, pesquisando as origens do topónimo. A segunda parte estuda as instituições e os serviços relevantes aqui localizados. Livro bem escrito, de leitura agradável e com (...) »








Este estudo, procurou, de Norte a Sul do país, as personagens, reais e ficcionais, a que vulgarmente se designa de "Bruxas". Encontramos várias diferenças entre o que são e o que delas se diz.

A mulher sem qualidades (...) »








A Educação Especial em Portugal, integra elementos de inovação nos projectos ensaiados a partir dos anos sessenta, apesar das ambiguidades das políticas sociais.

Qual a especialidade da (...) »








Entendemos por consciência histórica o privilégio do homem moderno: ter plena consciência da historicidade de todo o presente e da relatividade de todas as opiniões. A aparição de uma tomada de consciência histórica é, possivelmente, a mais importante revolução porque passámos desde o surgimento da época (...) »









Neste curto e atraente livro, Immanuel Wallerstein oferece-nos a condensação das ideias centrais do seu importante estudo sobre o capitalismo como uma entidade histórica integrada: "O Sistema Mundial Moderno".
(...) »







Esta obra representa um estudo criterioso do fenómeno do rumor, que tem sido desvalorizado pelo senso comum e por psicólogos sociais de pendor positivista.

O autor analisa o rumor como um meio de comunicação (...) »








O autor aborda neste estudo a poesia oral de Baião, centrando-se em domínios nucleares para o conhecimento de qualquer sector da literatura oral tradicional.

Na Introdução, Carlos Nogueira apresenta a configuração (...) »