ISBN: 978-972-8257-3
Edição: 2009
Páginas: 32
Capa dura
O REAL E O FANTÁSTICO
Encantamento, aventura, diversão e fantasia... preenchem as páginas deste livro. Um livro onde se narra uma história de solidariedade. Os seus protagonistas saem das entranhas da cidade – território constituído por uma rede de canais, galerias e aquedutos, onde habita uma comunidade de fantasmas, dentre eles dois juvenis, os Borlububos, fazem da noite um lugar luminescente.
Os Borlububos pertencem, pois, ao universo do fantástico, mas movem-se num cenário realista: as ruas do Porto, onde a crise económica, o desemprego, a destruturação da família, a solidão e a pobreza vão depositando um número crescente de desabrigados. E sendo seres imaginários os dois fantasminhas assumem sentimentos humanos, privilegiando a noite para desenvolver acção cívica e humanitária.
Os Borlububos são os heróis invisíveis de uma história para entreter e ensinar, que pode ir ao encontro de orientações curriculares ou dos objectivos da escola. Uma história que através da fantasia e do maravilhoso aborda a questão social dos sem-abrigo; introduz noções de solidariedade; favorece uma atitude de respeito para com os mais desfavorecidos; e induz o interesse pela História da cidade. Um história que faz deste livro uma ferramenta pedagógica.
Alice Rios
Palavras Chave
Livro Infantil , Aventura , Exclusão Social