ISBN: 978-972-8257-14-9
Edição: 1998
Páginas: 88
Capa mole, cosido à linha.
Impresso em papel isento de cloro (TCF)
Sugestões
O artigo está disponível.
As sete cartas que se seguem não são por assim dizer cartas, no sentido habitual e não se dirigem a toda a gente, ou a um público particular. Destinatário? … dirigem-se aos que se arriscam a pensar e a fazer a experiência do pensamento, assim como, do enigma chamado vida.
A partir do centro da relação inteira homem e mundo desenvolvem-se diferentes questões, intimamente ligadas. Somos o mundo? Em que reside o segredo do que geralmente é considerado como sendo a base mais sólida: o sensível e o concreto? Como se unem e distingue o opaco e o transparente? A amizade que não é só um assunto individual e a política nunca plenamente aceite permanecem sempre em suspenso. A clarificação destes problemas, a sua elaboração e elucidação, é simultaneamente una e múltipla. E mesmo não existindo palavra para fechar qualquer debate, o pensamento retrospectivo e prospectivo em obra nestas Cartas, pode oferecer uma orientação.
Kostas Axelos
"Esse centro da relação inteira" é a versão elaborada de uma conferência pronunciada no colóquio do colégio internacional de filosofia sobre "Kostas Axelos e a questão do mundo", a 7 de Abril de 1955 em Paris.
"A questão do diáfano" é a versão elaborada de um texto, "curta meditação dobre o diáfano", dedicado a Katherina, publicado em Sixtus revue, Limoges, nº 1, 1994.