O Ensino Especial. Pais, deficientes e organizações

José António Afonso

ISBN: 978-972-8257-08-8

Edição: 1997

Páginas: 208

Capa mole, cosido à linha.

Impresso em papel isento de cloro (TCF)

Sugestões

Amostra de conteúdo

€ 14,00 (c/ IVA)

O artigo está disponível.

Sinopse

A Educação Especial em Portugal, integra elementos de inovação nos projectos ensaiados a partir dos anos sessenta, apesar das ambiguidades das políticas sociais.

Qual a especialidade da Educação Especial? Que relações estabelece com a Educação (em sentido restrito)? E com a Formação Profissional? Qual o espaço de acção das instituições particulares e que respostas dão a este problema social? Como estruturar a Educação Especial?

Estas são algumas das interrogações que este estudo formula. O autor explica as concepções sobre a Educação Especial que vigoravam na Europa e as sínteses particulares que no contexto português se produziram, desde o início do século, de forma a que as classificações sobre a deficiência mental sejam compreendidas como sendo socialmente produzidas.

Destaca a emergência das organizações particulares que ocupam espaços cada vez mais amplos de acção e intervenção social, realizando um estudo de caso numa cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (Cercis).