ISBN: 978-972-8257-06-4
Edição: 1997
Páginas: 216
Capa mole, cosido à linha.
Impresso em papel isento de cloro (TCF)
Sugestões
Amostra de conteúdo
€ 14,80 (c/ IVA)
O artigo está disponível.
Os cantares polifónicos femininos, executados na região do Baixo Minho, permanecem um dos géneros musicais menos conhecidos da música tradicional portuguesa.
Estes coros de mulheres são manifestações culturais intimamente ligados às actividades do quotidiano rural agrícola e são geralmente executados em colectivo. Em menor número surgem os cantares associados a momentos ora de intimidade, como o serão, ora de exteriorização, como as peregrinações.
Os setenta e sete cantares que formam a estrutura deste estudo são abordados numa perspectiva etnomusicológica. Enquadram-se na música cantada do Baixo Minho, analisando-se as suas funções e a problemática das suas origens; procede-se à análise do texto literário e do texto musical; reflecte-se sobre a relação entre os fenómenos que ambos têm vindo a sofrer.
Com este estudo, pretende-se contribuir para a preservação desta faceta da música cantada, dado que se encontra numa fase de desaparecimento e, simultaneamente, torná-la mais conhecida e revalorizá-la.
Edição ilustrada com transcrição musical dos coros.
Palavras Chave
Estudo , Música Tradicional Portuguesa , Cantares Polifónicos , Minho