Monografia da Praia da Aguda

Pinho Nunes

ISBN: 978-972-8257-05-7

Edição: 1996

Páginas: 100

Capa mole, cosido à linha.

Impresso em papel isento de cloro (TCF)

Sugestões

Amostra de conteúdo

€ 6,00 (c/ IVA)

O artigo está disponível.

Sinopse

Estudo monográfico sobre uma das mais típicas comunidades piscatórias portuguesas. Dividido em duas áreas. A primeira é uma análise histórica, pesquisando as origens do topónimo. A segunda parte estuda as instituições e os serviços relevantes aqui localizados. Livro bem escrito, de leitura agradável e com vasta informação.

"Há cerca de 80 anos, aí por 1870, alguns pescadores da Afurada (Gaia) e de Espinho, começaram a desembarcar aqui o pescado, sobretudo caranguejo. O primeiro lavrador a interessar-se pela compra de tão precioso adubo das terras, foi Domingos dos Santos Coutinho, de Arcozelo. Como aportavam em locais diversos, devido às pedras que existem na costa marítima, e conforme as marés, combinavam com os compradores o ponto de desembarque. Não tardou muito que o local preferido fosse determinado por uma pedra aguda, em forma de cunha, que ainda se vê, na baixa-mar, um pouco ao norte da praia. Quando aqui pernoitavam, por dificuldade de regresso, dormiam debaixo dos barcos, que voltavam e resguardavam com as velas.

Volvidos poucos anos, alguns pescadores, reconhecendo que esta costa era rica em caranguejo, linguado, faneca e camarão, fixaram-se aqui, construíram casas de madeira ou palheiros, denominação usada em diversas povoações da orla marítima, como Espinho, Furadouro, e Torreira. E foi assim que um reduzido núcleo de pescadores se foi emancipando e deu origem ao novo aglomerado da classe piscatória, que da referida pedra tirou o nome.

Ficaram a ser conhecidos, e ainda são, pelo nome de Vareiros, designação dada a todos os pescadores que habitam as praias situadas entre Aveiro e o Porto."

Este livro é uma edição fac-similada da edição impressa em 1954.

Edição com o apoio de:

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Junta de Freguesia da Vila de Arcozelo