Nasceu a 12 de Novembro de 1951 em Vila Cabral, que agora se chama Litchinga, em Moçambique. Fez a Escola Primária em Lourenço Marques, Pousade, Guarda e em Rio Tinto, arredores do Porto. Fez o ensino liceal no Liceu Alexandre Herculano e o primeiro ano da Licenciatura na Faculdade de Economia do Porto. Para fazer o curso de Finanças foi em 1970 para o Instituto Superior de Economia, formando-se em 1974. É atualmente professor aposentado, tendo lecionado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e na Universidade da Beira Interior. Trabalhou como economista e foi consultor da União de Sindicatos de Coimbra, Associação Socioprofissional da Polícia e Associação Comercial da Guarda.
Esteve na fundação do Sindicato dos Professores da Guarda em 1975 e a partir de 1980 faz parte do Conselho de Redacção da revista O Professor, participando ativamente na discussão das questões pedagógicas e didácticas. Tem vários livros publicados, entre eles: Os 100 anos de História da Associação Comercial da Guarda.
Fez conferências e comunicações em múltiplos lugares no País e no estrangeiro, nomeadamente em Encontros de Economistas de Língua Portuguesa, Congressos da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, todos os Congressos Lusos Brasileiros de História da Educação, Congressos Brasileiros de História da Educação e nos “International Standing Conference of History of Education” de Genebra, Umea, Hamburgo, Utreque, Amsterdão e S. Luís de Potosi. Tem colaboração em revistas nacionais como a Vértice, O Professor, Nunca é Tarde, Patrimónios, Brigantia, Estudos de Castelo Branco, Boletim da Junta de Freguesia de Taveiro, Munda, Ruralidades, Arquivo Coimbrão, Praça Velha, Altitude e Florinda e internacionais como História da Educação e Educação, Rio Grande do Sul, Educar em Revista, Curitiba, Richerche Pedagogiche, Parma, Teoria e Prática da Educação, Maringá.
Organizou Colóquios e Congressos e é Consultor Internacional da Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, e da Revista Linhas, Universidade Estadual de Santa Catarina.
Colaborou no Jornal do Fundão, Diário de Coimbra, Jornal de Coimbra, Jornal do Comércio, Gazeta do Interior e Tribuna Desportiva e colabora no Diário As Beiras, O Toino, Lage Grande e Terras da Beira. # Tem ainda intensa Intervenção Sindical, Política, Cultural e Social.
Livros do autor na estratégias criativas
“Como são ridículos os ministros das Finanças. (…) Tenho talvez algumas provas guardadas que verificam e comprovam tudo isto. De facto guardei algumas delas que seleccionei dos artigos de opinião de António Sousa Franco publicadas no Diário de Notícias »