Editora‎ > ‎Autores‎ > ‎

António Teixeira Fernandes


Nascido em 1939 (1934 ), hoje Professor Emérito da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doutorado em Sociologia pela Universidade Gregoriana (Roma), funda, em 1985, já com uma longa experiência de Professor Catedrático, o curso de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mais tarde, em 1989, o Instituto de Sociologia, unindo num mesmo projecto docência e investigação. A tríade completa-se com a criação em 1991 da revista Sociologia, porta aberta da instituição a toda a comunidade científica da sociologia portuguesa.

Exerceu ainda as funções de Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras, de 1987 a 1991 e de Delegado nacional, por nomeação governamental, no Comité para a Investigação Sócio-Económica Aplicada, em Bruxelas, de 1994 a 1997.

Autor, até ao momento, de 26 livros e centenas de artigos, percorre, como poucos, os diferentes domínios da Sociologia, sem nunca perder a coerência do todo e a densidade da indagação sociológica.

Ao mesmo tempo que revisita e divulga os clássicos fundadores, sistematiza, questiona e reformula os mais recentes paradigmas, sem se furtar às reflexões epistemológicas de longo fôlego ou às implicações metodológicas e técnicas.





Livros do autor na estratégias criativas

Os direitos humanos possuem, nas sociedades democráticas da actualidade, uma centralidade no que concerne tanto a legitimidade dos Estados como as formas de vida das populações.

A análise do processo da sua instituição ajuda a compreender »



"Muitos dos desenvolvimentos da sociologia na atualidade encontram em Georg Simmel a sua inspiração. Aparece como um precursor do existencialismo, ao evidenciar a filosofia da vida. Pode ser ainda considerado como um »

Comments